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- Multi-objective model for optimizing railway infrastructure asset renewalPublication . Sousa, Nuno; Almeida, Luís Alçada; Rodrigues, João CoutinhoA multi-objective model for managing railway infrastructure asset renewal is presented. The model aims to optimize three objectives, while respecting operational constraints: levelling investment throughout multiple years, minimizing total cost and minimizing work start postponements. Its output is an optimized intervention schedule. The model is based on a case study from a Portuguese infrastructure management company, which specified the objectives and constraints, and reflects management practice on railway infrastructure. The results show that investment levelling greatly influences the other objectives and that total cost fluctuations may range from insignificant to important, depending on the condition of the infrastructure. The results structure is argued to be general and suggests a practical methodology for analysing trade-offs and selecting a solution for implementation.
- Educação aberta e à distância na capacitação de professores em Cabo VerdePublication . Ramos, Ivanilda; Morgado, LinaO presente trabalho enquadra-se no projeto final para obtenção do grau mestrado em Pedagogia do Elearning pela Universidade Aberta de Portugal. O tema abordado é Educação Aberta na capacitação de professores em Cabo Verde. Tomando a educação aberta como uma filosofia sobre a forma onde as pessoas produzem, compartilham e constroem o conhecimento, neste projeto procuramos que, através da criação dum projeto de formação de professores a partir da educação aberta se possam eliminar as barreiras existentes nos sistemas de educação comuns, abrindo o caminho para uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. Para alcançar isto o melhor veículo é compartilhar o conhecimento e a informação que outros possuem, usando a tecnologia que há disponível no presente. Ao mesmo tempo, a educação aberta deve fornecer liberdade para que todos possam modificar e usar materiais educativos, para que a mesma comunidade continue compartilhando informação a pequenas e grandes audiências.
- Imigrantes angolanas em São PauloPublication . Paula, Valéria Sanchez de; Magano, OlgaEste trabalho foi realizado com o objetivo de compreendermos como se dá a integração social de imigrantes angolanas em São Paulo. A cidade de São Paulo, a maior metrópole do país, é cada vez mais o destino de mulheres angolanas que imigram para estudar com intuito de regressar a Angola após o período de formação que varia de quatro a seis anos e mulheres que vêm sozinhas ou com os filhos e/ou com toda a família: marido e filhos (neste trabalho o último caso ocorreu em menor proporção), em busca de uma vida melhor, nesta situação o tempo de permanência se torna indefinido. A título de investigação realizámos pesquisa qualitativa por meio de entrevistas a quinze mulheres: sete estudantes e oito não estudantes. Num primeiro momento as mulheres compartilharam aspectos da situação anterior ao projeto migratório para o Brasil e posteriormente revelaram princípios norteadores de sua integração junto à sociedade de acolhimento. As mulheres não estudantes foram entrevistadas em um único bairro chamado Jardim Piratininga, um local que guarda peculiaridades como a de ser um bairro onde vivem centenas de imigrantes africanos. As estudantes foram entrevistadas em três bairros distintos. Em relação à vida pregressa a chegada no Brasil, as imigrantes apresentaram similitude quanto experiências de infância, memórias familiares, condições socioeconômicas de origem, no entanto, em relação ao projeto imigratório, as famílias das estudantes participaram efetivamente do processo enquanto as mulheres não estudantes imigraram sem necessariamente contar com a atuação de suas famílias. As imigrantes angolanas estão parcialmente integradas à sociedade de acolhida, uma vez que até o presente momento esta não lhes permitiu desenvolver mecanismos de sobrevivência através de um trabalho digno, bem como por ser uma sociedade onde as imigrantes não conseguem consolidar laços comunitários consistentes, ao contrário são vítimas de racismo e preconceito em larga escala, culminando a soma desses elementos num estado de vulnerabilidade social.