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- A influência das caraterísticas do sistema de carreira na motivação : perceção dos colaboradores da Sanangol DistribuidoraPublication . Gomes, Mónica Silene Freitas Alves; Jacquinet, Marc; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaQualquer organização deve se preocupar em avaliar a motivação profissional de seus colaboradores e conhecer os fatores desta, para verificar se tem sido capaz de satisfazer as suas necessidades e assim motivar os colaboradores, pois é difícil imaginar que um colaborador procure atingir os objetivos de uma empresa, sem que a mesma lhe ofereça meios para que seus objetivos pessoais sejam realizados. Assim a motivação é necessária para a empresa e fundamental para o profissional. Cada vez menos se duvida de que as empresas são feitas de pessoas e é preciso valorizá-las. Encantada por esta temática, primeiramente decidi fazer a pesquisa dentro da empresa angolana, Sonangol Distribuidora, para a qual trabalho há 10 anos, em segundo lugar, dentro dos vários fatores que afetam a motivação profissional, optei por concentrar-me apenas no Sistema de Carreira, começando por listar os aspetos influenciadores da Carreira interna, caraterizar esses aspetos e concluir afirmando quais são os aspetos mais relevantes e que caraterísticas deverão ter para motivar os colaboradores desta empresa. Por esta razão, este estudo é descritivo e seguiu uma abordagem metodológica mista, qualitativa e quantitativa, pois os métodos qualitativos foram usados para a recolha e organização dos dados, bem como interpretação dos resultados, enquanto os métodos quantitativos serviram para o processamento dos dados e para análise e interpretação dos resultados. Este estudo mostra que os colaboradores estão motivados a trabalhar nesta empresa e darem o seu melhor, acreditando no seu futuro pela implementação do novo Plano de Carreira, e com ele a possibilidade de realização duma carreira profissional que lhes garante a satisfação de suas necessidades, o alcance de seus objetivos, e uma motivação para trabalhar cada vez mais e melhor. Acreditamos estar em condições de fazer algumas recomendações para a administração da empresa, com base na revisão da bibliografia e na análise dos resultados do questionário, contribuindo assim para uma melhoria da gestão de pessoas dentro desta empresa. Entre elas, destacamos a necessidade de melhorar a divulgação da cultura empresarial e os modelos adotados, garantir a interligação entre a AD e o Plano de Carreira, a integração de todos colaboradores no processo de AD, a transparência no processo e a implementação do Plano de Desenvolvimento Individual.
- Criação de cenários de aprendizagem com a Web 2.0 na sala de aula dum curso profissional: implementação dum projetoPublication . Toscano, Ana Margarida Félix Tomé Faria; Miranda, BrancaA tecnologia e a sua inevitável crescente evolução, têm exercido uma enorme influência tanto no funcionamento como na alteração comportamental do ser humano. Encontramo-nos numa sociedade construída em torno das tecnologias, capacitando-nos de uma execução de tarefas de forma mais eficiente. Enquanto seres integrantes de uma sociedade em rede, desenvolvemos a capacidade fundamental de partilhar para alimentar o conhecimento coletivo. Deixámos de desempenhar apenas o papel de consumidores de informação, e passámos a integrar também o papel de transmissores de conhecimento. A forte adaptação dos jovens às novas tecnologias, enquanto nativos digitais, e a capacidade de despertar a atenção dos mesmos, leva-nos à tentativa de encontrar forma de conciliar esta predisposição nata dos jovens e conduzi-las para dentro da sala de aula. Neste sentido, o professor do século XXI deverá olhar a tecnologia e as ferramentas desenvolvidas como fortes aliadas, na medida em que poderão ajudar no desenvolvimento de ambientes desafiadores para os alunos. Numa tentativa de perceber até que ponto a utilização de algumas ferramentas da Web 2.0, nomeadamente a rede social Facebook e a gamificação aplicada na plataforma de aprendizagem Moodle, poderão servir de catalisador para o aumento da motivação dos alunos em contexto sala de aula, surgiu este projeto de dissertação. O presente trabalho corresponde a uma investigação-ação, onde se projetou e implementou um cenário pedagógico diferenciado, com o objetivo de perceber quais as implicações em torno da motivação e envolvimento dos alunos ao longo do processo ensino-aprendizagem na disciplina de TIC. Este estudo foi desenvolvido ao longo de um ano letivo e aplicado aos três módulos da disciplina da componente sociocultural, Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo como base uma turma do 10º ano de um curso profissional. Os resultados recolhidos neste trabalho de investigação vieram demonstrar que, a aplicação de elementos inovadores como a gamificação e a utilização do Facebook como ferramentas pedagógicas, podem levar a um aumento da motivação dos alunos e um maior sucesso na aquisição das aprendizagens.
- Adaptatividade em ambientes virtuais: uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superiorPublication . Ota, Marcos Andrei; Araujo Junior, Carlos Fernando de; Barros, Daniela Melaré VieiraNo século XXI, mudanças no rumo da educação promovem o aparecimento de competências e desafios. Por meio de novas tecnologias, as instituições de ensino superior precisam moldar seus métodos de ensino para que auxiliem o aluno com um melhor currículo. Nesse contexto, a educação online surge para ampliar as possibilidades de aprendizagem do estudante, implementando ensino totalmente a distância ou no modelo híbrido, conhecido também por blended learning. Esta tese promove uma discussão acerca desse tipo de ensino, tendo como objetivo propor um modelo de ambiente virtual com estratégias adaptativas para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior. O modelo foi submetido à validação de 179 estudantes de cursos das Engenharias, por meio de questionário, construído a partir de algumas dimensões para testar a aceitabilidade da proposta. Além disso, para o refinamento do modelo, 21 docentes teceram contribuições e percepções acerca dos desafios encontrados na elaboração dos materiais didáticos do curso CBL (Competency-based Learning) de Língua Portuguesa e de Matemática, concebido exclusivamente para subsidiar a avaliação da solução (testes e refinamento). Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo propõe uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a Metodologia de Desenvolvimento (Development Research), estruturado em três estudos: exploratório (Estudo 1 - Investigação Preliminar), que cuidou de uma revisão e mapeamento de literatura, assim como o acompanhamento do projeto piloto para avaliar um sistema adaptativo; desenvolvimento (Estudo 2 - Inserção Teórica), que analisou feedback do projeto piloto para desenvolver a solução a partir da fundamentação teórica e as tecnologias existentes, incluindo a proposição de conteúdo personalizado e atividades baseadas nos estilos de aprendizagem do ambiente virtual ; e empírico (Teste Empírico), que consistiu na adaptatividade aplicada no LMS e adição do desenho do curso CBL. Como resultados, o estudo 1 possibilitou entender como os alunos receberam o projeto piloto e quais eram seus perfis como estudantes, tendo como base a revisão e mapeamento de literatura realizados; o estudo 2 permitiu fazer a articulação entre o referencial teórico e o feedback do projeto piloto, levantando cinco categorias de melhorias para análise; e o estudo 3 implementou as melhorias e criou o curso CBL com as devidas estratégias adaptativas. Através de toda a investigação realizada, concluiu-se que o modelo de ambiente virtual proposto é adequado para apoiar a aprendizagem de alunos em cursos híbridos e a possibilidade de um plano de estudos personalizado confere ao estudante sanar ou diminuir suas dificuldades. Após todas as etapas relatadas, esperou-se reunir contribuições necessárias e suficientes para colaborar com o desenvolvimento do ensino no âmbito tratado, promovendo o crescimento do ensino da educação a distância para o ensino superior.