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- "Ladrões fora, corruptos fora, assassinos fora" : o RAP de protesto em Moçambique pós-colonialPublication . Sitoe, Tirso Hilário; Bäckström, Bárbara; Campos, RicardoA investigação desenvolvida explora experiências sobre a forma como o RAP de protesto, constitui um espaço em que os músicos e o público, exercem os seus direitos cívicos e de cidadania em Moçambique pós-colonial. Portanto, a análise centrou-se na forma como é discursivamente construída em narrativas musicais, a representação social da exclusão dos grupos sociais mais pobres e como se constroem identidades político-partidárias entre os músicos. Paralelamente, questionámo-nos sobre a relevância das plataformas digitais utilizadas pelos músicos, para o engajamento cívico e de cidadania. Dentro desse contexto, o estudo sugere que o desafio de se pensar o exercício dos direitos cívicos e de cidadania em Moçambique, através da música, devem ser pensados a partir de dois pontos modais. Primeiro, por onde a luta política passa discursivamente, através das narrativas musicais, onde são negociadas e construídas identidades, com a proliferação de diferentes revindicações como forma de exercício do direito à liberdade de expressão, constitucionalmente instituído. O segundo desafio está relacionado com a própria noção de "povo" e como ela legitima a elite governante. Quando o "povo" se mobiliza e apresenta suas aspirações e demandas, como uma coletividade excluída dos processos políticos e de governação, eles estão, de fato, também dando legitimidade à elite governante. Pois estas aspirações e demandas são apresentadas à elite governante, para que possam ser tratadas. O ciberespaço neste contexto, oferece a interconetividade entre saberes locais e globais, porque torna-se um espaço alternativo de engajamento coletivo, ao instituído e controlado pelo poder político, para o exercício dos direitos cívicos e de cidadania. No quadro da pesquisa, desenvolvemos uma abordagem qualitativa com recurso a entrevistas e conversas informais. Não menos importante foi nesse processo, a recolha e análise de narrativas musicais RAP.