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- Divulgação da Responsabilidade Social Empresarial no setor florestal da Bacia do CongoPublication . Colaço, Rui Manuel de Azevedo Pedrosa de Brito; Simão, JoãoA floresta tropical da Bacia do Congo, de elevada importância ecológica, tem um papel marcante na regulação do clima planetário. Milhões de pessoas dependem dela fortemente para o seu sustento. Apesar de rica em recursos naturais, a região é ainda pouco desenvolvida, com problemas sociais graves. Neste enquadramento, o setor florestal tem um papel crítico no desenvolvimento económico, social e ambiental. Sob escrutínio público intenso, as empresas florestais veem-se pressionadas a gerir interesses de vários grupos de stakeholders, muitas vezes contraditórios, e a repensar as suas estratégias de negócio. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) consiste num modelo geral que estrutura o uso responsável do poder corporativo e o envolvimento social das empresas. As iniciativas de RSE poderão contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região e para a proteção dos ecossistemas explorados. A internet tem-se revelado um veículo de divulgação preferido pelas firmas para comunicar com os stakeholders, gerir as suas perceções e obter legitimidade para as atividades empresariais. Torna-se relevante identificar para quem as empresas comunicam e o que motiva a divulgação, assim como analisar e discutir criticamente o que é transmitido. Analisou-se o conteúdo sobre RSE presente nos websites de 37 empresas do setor florestal com atividades na BC. Os resultados apontam para uma relação entre o discurso e a origem geográfica das empresas. As firmas ocidentais destacam-se sendo mais divulgadoras do que as asiáticas e africanas, pois os seus stakeholders terão exigências sociais e ambientais mais elevadas. É dada maior ênfase à dimensão ambiental em detrimento das dimensões socioeconómicas, o que poderá estar relacionado com a elevada sensibilidade ambiental do setor florestal, que o coloca sob maior escrutínio. Dirigidas principalmente para acionistas, mercados de exportação e organizações não-governamentais, as comunicações procuram construir reputação e sobrepor os interesses corporativos aos daqueles afetados pela exploração florestal. O discurso é construído exaltando aspetos de impacto social e ambiental positivo e ignorando deliberadamente as externalidades negativas. A divulgação é usada como ferramenta para legitimar moralmente as atividades empresariais e a procura de lucro dentro do paradigma económico vigente.
