Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-06"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A survey of articles in the Newsletter of the EMS about the history and activities of full member Societies of the EMS (Issue 1, September 1991 – Issue 104, June 2017)Publication . Costa, Fernando Pestana daIn order to have a clearer idea of what has been published and so to be able to plan future actions, the Editorial Board of the Newsletter has recently compiled a survey of articles on the history and activities of full member societies of the EMS. We believe this survey may also be of interest to all EMS members and to the general readership of the Newsletter, as it provides a direct pointer to reliable published information about mathematical societies in Europe that can be difficult to obtain otherwise.
- A utilização da Web Social na disciplina de português numa turma do 2º Ciclo do ensino básicoPublication . Monteiro, Maria Teresa Marques Mano de Matos Silveira; Amante, LúciaÀ distância de um clique, ligamo-nos à Web que transformou o modo como processamos a informação, pensamos e assimilamos o conhecimento. A Escola nem sempre acompanha as mudanças que os alunos trazem para a sala de aula. É importante que esta promova o desenvolvimento de competências e aprendizagens que se adequem às exigências da atual sociedade. No âmbito da disciplina de português, a turma do 2º ciclo do ensino básico, que se constituiu como objeto de estudo, estava desmotivada para as aprendizagens e as suas relações interpessoais eram conflituosas. Crê-se que o uso de ferramentas da Web 2.0, em contexto pedagógico, poderá ser uma mais-valia para a construção de aprendizagens significativas. Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral compreender de que modo a utilização de ferramentas da Web 2.0 poderia contribuir para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem na disciplina de Português, com alunos marcados pelo insucesso repetido. Adotou-se uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, adotando o formato de um estudo de caso. Os dados recolhidos tiveram por base um questionário, bem como a observação participante, relatada em Diário de Bordo. Apresentam-se dados que evidenciam que os alunos encontraram nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) um meio de superarem dificuldades nas aprendizagens. Ao longo deste estudo, os alunos, através da Web 2.0, tornaram-se mais recetivos à Escola, mais cooperantes e colaborativos. Em síntese: o recurso às TIC mostrou ser um dos fatores que melhor desencadeia processos de aprendizagem com mais ganhos.