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- Promoção dos direitos da mulher e da criança na licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné BissauPublication . Mateus, Maria Regina Marques; Barreto, Maria AntóniaNum país, no qual a mulher precisa, ainda, de conquistar o seu lugar na sociedade e resgatar o seu papel na hierarquia cultural, faz todo o sentido e urge investigar sobre os vários modos que contribuem para que esta promoção aconteça. Nesta certeza, este trabalho traçou como principal objetivo estudar o contributo que o curso de licenciatura em Educação de Infância da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Católica da Guiné-Bissau (UCGB) tem dado para a formação ao nível dos direitos da mulher e da criança na Guiné Bissau (GB). Para tal, é apresentada, em primeiro lugar, uma revisão bibliográfica sobre a cultura guineense, a administração escolar, os objetivos de desenvolvimento do milénio e as dificuldades da sua implantação na realidade concreta da GB. De seguida, apresenta-se a metodologia de pesquisa, que incluiu como técnica de recolha de dados 2 entrevistas exploratórias e 14 entrevistas semiestruturadas, cujo conteúdo foi analisado e discutido. Como principal conclusão, finalmente, ressalva-se que o referido curso de licenciatura, na perspetiva das estudantes que o frequentam/frequentaram, tem vindo a promover a mulher e a criança, na medida em que as ajuda a desenvolver um olhar melhor informado e, consequentemente, mais crítico sobre muitas das práticas e rituais pertencentes à cultura tradicional. De facto, deve sublinhar-se, que o acesso à formação superior é um marco importante para que estas mulheres possam reconhecer a sua dignidade e assim contribuam para a transformação da cultura do seu país, num sentido mais igualitário e humano.
- A gestão da escola na promoção da interculturalidade no agrupamentoPublication . Tavares, Pedro Fernando Oliveira; Moreira, DarlindaA nossa sociedade, em rápida e constante mutação, tem presente em si mesma, cada vez mais, a realidade da diversidade cultural, linguística, religiosa e étnica. Ao entendermos a interculturalidade como uma mais-valia, e não somente como um reconhecimento, podemos afirmar que estes exemplos de diversidade, entre outros, têm valorizado as instituições escolares. No entanto, a escola como espaço de igualdade, oportunidades e esperança enfrenta o complexo, porém motivador, desafio de criar dinâmicas que respondam a esta realidade. Poderá ser um lugar-comum afirmar que nunca a sociedade conheceu tão rápida metamorfose e nunca foi colocada perante tão singulares desafios, mas faz parte da complexidade do ser humano encarar aqueles que são os seus desafios como únicos e complexos. Assim, a gestão da escola na promoção e valorização da interculturalidade, entendendo-a como a supracitada mais-valia para toda a comunidade, torna-se de extrema importância. Desta forma, pretende realizar-se uma investigação que, a partir da base teórica e legislativa acerca de educação intercultural, vise analisar o modo como é feita a referida gestão na Escola CmSelo+ (este agrupamento de escolas foi um dos estabelecimentos escolares que recebeu o Selo Escola Intercultural pelas suas boas práticas, atribuído pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP) (atual ACM) e pela Direção-Geral da Educação (DGE), em dezembro de 2013). No que concerne à metodologia utilizada, realizou-se uma abordagem qualitativa com recurso à análise documental (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno, Planos de Turma, Relatórios de Português Língua Não Materna) e entrevistas semi-estruturadas com o Diretor do Agrupamento e a Coordenadora de Execução do Plano Anual de Atividades. Este é, pois, também, um trabalho que pretende contribuir para uma reflexão sobre a importância que a gestão escolar pode representar na sociedade intercultural em que vivemos e que nos coloca, constantemente, perante novos, singulares e complexos desafios.
