Browsing by Issue Date, starting with "2017-04-04"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Professores do 1º ciclo e biblioteca escolar : que relação?Publication . Santos, Cristina Rosa Contreiras dos; Vasconcelos, Ana IsabelAo mesmo tempo que a sociedade sofre alterações, elas são espelhadas na forma como os jovens são educados, no modo como são preparados para a vida ativa, para se tornarem membros interventivos. Nas últimas décadas, muito impulsionada pela denominada Era Digital, assistiu-se a uma grande evolução em termos educacionais. Por um lado, a escola deixou de estar associada apenas à sala aula, para representar um vasto conjunto de recursos que ajudam a preparar os jovens para a realidade e desafios atuais, por outro, os professores são convidados a cooperar e a colaborar com toda a estrutura escolar como única forma de contribuírem, efetivamente, para o sucesso escolar e educativo dos seus alunos. É no 1º Ciclo do Ensino Básico que se realizam várias das aprendizagens e se adquirem várias competências fundamentais para o futuro educacional dos alunos, tais como, a leitura e a escrita. Também é neste Ciclo que se devem fomentar alguns hábitos, como por exemplo, a utilização da Biblioteca Escolar. Mais do que em qualquer outro Ciclo de ensino, os professores têm de ter consciência da importância do seu papel, não só enquanto facilitadores de aprendizagens, como também enquanto exemplo que são para os seus alunos. É neste contexto que se insere a investigação que aqui apresentamos. Procurámos, através de um estudo qualitativo de caráter exploratório, perceber se os professores do 1º Ciclo do Agrupamento estudado reconhecem e valorizam a importância da Biblioteca Escolar, qual o grau de conhecimento que possuem sobre a biblioteca da sua escola e como a sua prática pedagógica reflete essa opinião e esse conhecimento. Depois de no enquadramento temático contextualizarmos a nossa investigação, apresentamos o estudo empírico onde explicitamos e justificamos as nossas opções metodológicas, fazendo, posteriormente, a análise dos resultados obtidos com o método de recolha de dados escolhido, o inquérito por questionário. Terminamos esta investigação com a apresentação das conclusões que nos foi possível obter.