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- Portugal’s openness to refugees makes demographic and economic sensePublication . Costa, Paulo Manuel; Sousa, LúcioWhile some E.U. members have erected fences, Portugal has made a stand for solidarity on refugees. It’s been driven by political as well as economic strategy.
- Análise e avaliação do risco por aplicação do método de Monte CarloPublication . Costa, Ana Mafalda Teixeira; Oliveira, TeresaNeste trabalho foram estudadas metodologias avançadas nas áreas da Estatística e da Simulação no âmbito da Análise e Avaliação do Risco. Ao nível computacional foi explorado o software @Risk e seus packages nestas áreas, sendo que o foco da pesquisa incidiu sobretudo em aplicações no âmbito do consumo alimentar. O panorama alimentar na Europa, em especial nos países da comunidade europeia é exemplar e único no mundo. A regulamentação é exigente e permitiu nos últimos 30 anos alcançar parâmetros de excelência, nos aspetos de segurança alimentar. O conceito de segurança do “Prado ao Prato” (WHO Food Safety, 2015) é total e a sua implementação obrigou a constantes melhorias dos processos produtivos para obtenção dos géneros alimentícios. Estas práticas crescentes de melhoria contínua permitiram, atualmente, ultrapassar os requisitos regulamentares, alterado assim o paradigma dos sistemas de controlo baseados em valores limites. O processo de avaliação de risco baseado no consumo alimentar é a nova ferramenta de trabalho das organizações governamentais, que executam os controlos oficiais para os aspetos relacionados com a segurança alimentar. Esta dissertação pretende dar a conhecer de forma detalhada, o método que neste momento é o mais requisitado pelos avaliadores de risco para estudos de exposição a contaminantes químicos por via do consumo alimentar. A simulação por Monte Carlo é um método estocástico, que utiliza evidências científicas para gerar diferentes probabilidades de eventos individuais, que se combinam para determinar a probabilidade de um resultado adverso à saúde. A metodologia baseia-se na estimação da Probabilidade (P) da ocorrência do efeito adverso, resultante da exposição ao perigo estudado utilizando no cálculo a relação dose-resposta. A análise probabilística utiliza distribuições de probabilidade e funções de densidade de probabilidade das variáveis aleatórias associadas ao problema. A metodologia do cálculo da incerteza é constituída por várias fases, começando desde logo, por distinguir o significado de incerteza e variabilidade, passando pela classificação e organização dos dados, o ajuste das distribuições aos dados e as estatísticas de ajuste entre as distribuições. A fase seguinte é relativa à execução do processo de reamostragem, à análise do resultado obtido (incerteza), à análise das fontes que a influenciam e por fim ao reconhecimento do valor da incerteza.
- Planos em blocos incompletos equilibrados e aplicações na educaçãoPublication . Martins, José Eduardo Lima e Veiga Ferraz; Oliveira, TeresaNeste trabalho, começamos por abordar o Delineamento experimental, que pode ser visto como parte do processo científico. Ainda trataremos da importância das técnicas avançadas do Planeamento de Experiências, a utilização de Blocos com o intuito de redução da variabilidade que é introduzida pelos tratamentos, explorando ainda algumas das metodologias e respetivas componentes de computação. No seguimento do desenvolvimento da dissertação destaca-se uma abordagem essencialmente teórica dos BIBD, sendo posteriormente apresentadas definições e abordadas questões de existência dos mesmos, evidenciando-se uma primeira abordagem aos vários modelos BIBD. Também focaremos dentro da Análise Estatística dos BIBD, a construção da tabela Anova com a análise intrabloco e interbloco para os BIBD. Iremos igualmente rever os métodos de construção dos BIBD, fazendo a apresentação de alguns exemplos práticos da sua construção e algoritmos; bem como, a importância da utilização do software R. Para a análise dos dados do nosso questionário foi utilizado o software R, versão 2.12.2. Por fim, iremos testar uma aplicação prática dos BIBD na Área da Educação. Neste exemplo prático procurarei aferir o grau de preparação dos alunos em final de ciclo (9º ano de escolaridade) na disciplina de Matemática, dentro das Metas Curriculares de Final de 3ª Ciclo. Constatamos que existiam diferenças ao nível de significância entre alguns dos domínios testados, por exemplo, entre os domínios dos Números e Cálculo e a Geometria.