Browsing by Issue Date, starting with "2017-01-18"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Escolas, complexidade e estratégias de liderança e gestãoPublication . Silva, Nuno Miranda e; Henriques, SusanaEstudos recentes têm vindo a considerar que as organizações educativas são sistemas adaptativos complexos (SAC), porque concebem as escolas enquanto entidades dinâmicas, capazes de produzir inovações a partir das interações auto-organizadas, nas quais o controlo está distribuído. Esta estrutura teórica desafia lugares comuns da gestão e liderança educacionais e pode configurar uma mudança de paradigma. Nomeadamente, levanta questões acerca da eficácia dos atos de liderança que assentam na determinação do futuro e no comando: se as dinâmicas entre as pessoas são complexas e os seus resultados imprevisíveis, como é que as lideranças formais agem? Nessa medida, a pesquisa realizada procurou responder, às seguintes questões:(a) Quais são as caraterísticas dos SAC que as escolas apresentam? (b) Quais são as estratégias de gestão e liderança que as direções executivas utilizam em função das caraterísticas dos SAC? (c) Que efeitos têm essas estratégias? A investigação seguiu o paradigma qualitativo-interpretativo, assente numa série de casos: foram entrevistados agentes (Diretor, docente com cargo de gestão e docente sem cargo) de três contextos educativos (dois Agrupamentos portugueses e uma escola estrangeira localizada em Portugal). A amostra foi constituída com intencionalidade e conveniência. A recolha de dados ocorreu através de inquérito por entrevista e os dados foram tratados com recurso a análise de conteúdo, de acordo com os modelos de análise selecionados: as caraterísticas dos SAC, as estratégias de liderança em função da natureza do sistema (Snowden & Boone, 2007), as funções de liderança em ambientes complexos (Hazy & Hul-Bien, 2013b) e os efeitos das estratégias. Os resultados obtidos apontam que as escolas analisadas apresentam as caraterísticas dos SAC; os contextos educativos do sistema português usam estratégias de liderança e gestão mais condizentes com sistemas ordenados e com tendência para a função administrativa; e as estratégias de liderança e gestão usadas têm efeitos mais fortes de organização e re-organização e de re-culturação comunitária. São apresentadas recomendações orientadas para a gestão e liderança educacionais.