Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo exploratório sobre práticas de segurança alimentar dos usuários de cozinhas de Hostels do Porto : aplicação da teoria do comportamento planeado e da teoria da motivação para a proteçãoPublication . Ferreira, Susete Maria Cunha; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelTem ganho uma grande expressão, nos últimos anos, em Portugal, e um pouco por todo o Mundo, um novo conceito de alojamento, o hostel. Estes espaços caracterizam-se por proporcionarem um alojamento mais económico, e um ambiente mais informal, tentando captar sobretudo os jovens viajantes. Num hostel, muitos dos espaços são comuns, sendo regra a existência de quartos em regime de dormitórios, e onde maioritariamente existe uma cozinha que pode ser usada pelos hóspedes. As cozinhas dos hostels, são usadas como cozinhas domésticas, mas poderão existir nestes locais fatores diferentes daqueles que são encontrados em cozinhas particulares, uma vez que nas primeiras não existe controlo de quem usa a cozinha, e quais os comportamentos de risco, que podem ser realizados. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar duas práticas de segurança alimentar, dos usuários de cozinhas partilhadas, de hostels da cidade do Porto: i) Lavagem das mãos antes e enquanto preparam a refeição; ii) Higienização dos utensílios antes de usá-los para preparar a refeição. Para a avaliação destes comportamentos recorreu-se à construção de um questionário baseado na Teoria do Comportamento Planeado e na Teoria da Motivação para a Proteção. Este questionário foi distribuído em 7 hostels do Porto para serem preenchidos pelos utilizadores da cozinha do hostel. Através da análise estatística dos inquéritos, concluímos que o melhor preditor da intenção do comportamento de lavar as mãos antes e enquanto preparam a refeição é, as Crenças Normativas Descritivas (β=0,268), e do comportamento de higienizar os utensílios antes de usá-los para preparar a refeição, é a Severidade Percebida (β=0,268). Os resultados demonstram, assim, que os inquiridos reconhecem a gravidade das doenças transmitidas pelos alimentos (DTA), e que as Normas Descritivas têm uma forte influência na Intenção de adotar os dois comportamentos.
- A influência da religião na alimentação : estudo exploratórioPublication . Leitão, Emília; Moura, Ana Pinto deA cultura é considerada um determinante na escolha alimentar. Neste contexto, a religião, enquanto determinante cultural, influencia a aceitação e a escolha dos alimentos. A presente investigação visa aferir em que medida a prática religiosa influencia a escolha alimentar. Para o efeito, recorreu-se à metodologia qualitativa através do método da entrevista, sendo que os 33 participantes foram divididos em quatro grupos: Católicos Praticantes, Católicos não Praticantes, Adventistas mais Envolvidos, Adventistas menos Envolvidos. Verificou-se que a religião é um determinante importante para os Adventistas (independentemente do grau de envolvimento), envolvidos no estudo, não sendo tão importante para os Católicos participantes na investigação, já que a influência da religião na alimentação, verificou-se só em momentos específicos, como a Páscoa, nomeadamente para Católicos Praticantes. Em suma, não obstante os nossos participantes, Católicos e Adventistas, considerarem que a religião tem um impacto positivo nas suas vidas, para os participantes Adventistas, as escolhas alimentares são influenciadas pelas suas crenças religiosas, sendo a alimentação uma revelação da sua própria religiosidade.
- Sebenta de apoio : metodologias e técnicas de investigaçãoPublication . Carvalho, LuísaEste documento tem fins pedagógicos e pretende complementar as aulas e apoiar os mestrandos no processo metodológico de redação do projeto de investigação. Abordam-se assim alguns aspetos críticos relacionados com os protocolos de recolha e análise de dados com aplicação ao estudo dos temas da área cientifica de gestão.