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- Boas práticas para a promoção de uma plataforma de objetos de aprendizagemPublication . Marques, João Carlos Ramos; Silva, Alberto Manuel Rodrigues daEsta investigação insere-se na área da Aprendizagem Suportada por Tecnologia (Technology Enhanced Learning -TEL) e tem como base de estudo a plataforma VemAprender definida sobre o sistema Bolsa de Objetos de Aprendizagem. Apesar de não divulgada extensivamente ao público em geral, a utilização da plataforma colaborativa pela sua comunidade de utilizadores tem vindo a reduzir ao longo do tempo, pelo que importa saber até que ponto o sistema oferece - ou não - as características ideais e desejadas pelos utilizadores por forma à sua adoção / continuidade de utilização. A metodologia utilizada para analisar a situação descrita é o Estudo de Caso. Para compreender problemas subjacentes e responder a questões relacionadas com as características e estratégias em torno de sistemas semelhantes, procede-se à análise de diversas plataformas de objetos de aprendizagem, identificando-se características e práticas comuns. Na sequência desta análise define-se um conjunto de diretrizes para boas práticas a aplicar a este tipo de plataformas. Com base nas diretrizes identificadas, define-se um plano de ação para o VemAprender e realiza-se uma das ações na forma de experiência de utilização com um grupo de utilizadores por forma a aferir o impacto da mesma. Afere-se que, de forma geral e através da aplicação das diretrizes identificadas, o VemAprender pode ser melhorado em diversos aspetos. A experiência de utilização revela-se vantajosa ao prover uma melhoria global ao sistema e, portanto, à sua adoção e utilização futuras.
- Sistema de informação para gestão das atividades e suporte à decisão das equipas comerciaisPublication . Esteves, Luís Emanuel Vaz; Silva, Miguel Mira daEsta dissertação enquadra-se na área do Customer Relationship Management (CRM), no domínio aplicacional do Sales Force Automation (SFA), em um operador móvel de telecomunicações no suporte à rede comercial. Assim, esta dissertação investiga de que forma a introdução de uma ferramenta SFA em um operador móvel de telecomunicações poderá resolver a enorme dificuldade que a empresa tem em obter informações fiáveis e atempadas. A incapacidade em obter esta informação não permite aos gestores tomar decisões em resposta a alterações súbitas do mercado. Por outro lado, os seus delegados comerciais que suportam os agentes não têm uma ferramenta que organize as suas agendas, e a disponibilização de informação útil e atualizada nas suas visitas aos agentes. Assim, foi decidido investigar qual o impacto resultante da introdução de uma ferramenta SFA, que em tempo real auxilie os gestores na tomada de decisão, na disponibilização de informação que suporte as reuniões dos delegados com os seus agentes, bem como no planeamento e agendamento dessas mesmas reuniões. Foi demonstrada uma relação positiva entre a utilização do SFA e a produtividade dos delegados. Esta alteração de hábitos comportamentais, bem como a disponibilidade de informação permitindo uma melhor monitorização sobre o desempenho dos agentes, afetou positivamente a capacidade de tomada de decisão, tendo provocado um incremento na eficiência das visitas aos agentes, e resultando na melhoria dos indicadores mais importantes da empresa.