Browsing by Issue Date, starting with "2016-09-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Plataformas educativas no ensino de Português Língua Não Materna (PLNM)Publication . Berg, Marisa Barreto von; Dias, Helena BárbaraEm meio ao intenso movimento da sociedade, o recurso a plataformas educativas no ensino de línguas vem adquirindo grande importância, traduzido no empenho de um crescente número de instituições de ensino que as adotam em seus programas de formação, sejam estes total ou parcialmente on-line, cujas demandas aumentam exponencialmente. O aumento dessas demandas deve-se ao fato de o mundo virtual ser composto por recursos digitais, os quais possibilitam o compartilhamento de informações e o aumento da cooperação e da comunicação entre os indivíduos (LÉVY, 2000). Levando-se em consideração que tanto em ambientes presenciais quanto em ambientes virtuais de aprendizagem pretende-se formar indivíduos críticos e corresponsáveis por sua própria aprendizagem, as práticas pedagógicas utilizadas devem ser repensadas para se adequarem ao novo contexto que surge na sociedade contemporânea. Desta forma, torna-se necessária uma reflexão sobre as práticas pedagógicas adotadas no ensino de línguas para que as instituições de ensino possam dar conta das novas demandas e formar um aprendiz que seja capaz de transformar conhecimentos, deixando de ser acrítico. Pesquisas recentes (HAGUENAUER et al, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) mostram que a utilização de plataformas educativas requer uma mudança de comportamento não só dos aprendentes, mas principalmente dos professores, que serão condutores do processo de mudança. Portanto, é muito importante que a implantação e a utilização de plataformas educativas no ensino de PLNM sejam monitoradas e avaliadas em busca de melhorias constantes. Neste trabalho utilizou-se a variedade brasileira.
- Your best friend should be …you!Publication . Sousa, Ivo Dias deThere is a person that is always with the reader: yourself. But sometimes we just forget this indisputable truth. I think the reader would agree if I say that we should treat well people around us. But many times we forget to treat well one key person: ourselves. We should make an effort to treat ourselves well. Other people in our life come and go. Some we like and other we dislike – many have little importance for us. But they have one thing in common: sooner or later they will leave. Sometimes because they want and other times because they must (one possible reason is their death).
- Avaliação das aprendizagens : a utilização do portefólio na disciplina de matemática no ensino secundárioPublication . Figueira, Isabel Maria da Costa; Amante, LúciaSegundo Santos (2004) existe ainda um grande fosso entre aquilo que são as orientações curriculares e os indicadores de que se dispõe sobre as práticas dos professores. A avaliação, enquanto parte integrante do currículo, ainda não parece ser uma realidade generalizada em Portugal. Desto modo, é necessário desenvolver a componente formativa da avaliação, salientando a sua função reguladora das práticas educativas. Assim sendo, este trabalho tem a finalidade de compartilhar com todos os professores de matemática e todos os demais interessados pela Educação Matemática, uma investigação-ação, que visa conhecer as potencialidades de uma forma de avaliação.Neste sentido,baseia-se, essencialmente, numa perspetiva formativa e reguladora das aprendizagens em Matemática, bem como na reação dos alunos face à sua implementação. Este estudo foi desenvolvido numa escola secundária de ensino particular e cooperativo com aproximadamente 400 estudantes, envolvendo por um lado o uso do Portefólio numa turma do décimo segundo ano do ensino profissional e, por outro , a utilização do mesmo numa turma do décimo ano como instrumentos de avaliação. Os resultados da sua aplicação foram analisados à luz das seguintes questões de investigação: (1) O que envolve na prática letiva do professor a implementação do portefólio como instrumentos de avaliação? (2) Qual o contributo da implementação de portefólios para o processo de avaliação? (3) Qual a visão do professor que implementa este instrumento de avaliação? (4) Qual a visão dos alunos relativamente à utilização deste instrumento de avaliação? A recolha de dados foi feita a partir dos portefólios construídos pelos alunos, através da observação participante cujos registos foram reunidos no diário de bordo da professora investigadora, através da aplicação de um inquérito por questionário a todos os alunos participantes. A análise e interpretação dos dados obtidos mostram que o portefólio potencializa a regulação das aprendizagens e proporciona o desenvolvimento das competências propostas pelas orientações curriculares de Matemática e Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Os alunos entenderam a avaliação formativa concretizada na utilização do portefólio como fazendo parte do rocesso de aprendizagem e, em particular, como um meio de identificar e solucionar as suas dificuldades, e ainda como um suporte na preparação para os Exames Nacionais.