Browsing by Issue Date, starting with "2016-07-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Modelos autorregressivos com valores inteiros não negativos : aplicação em séries económicas de Cabo VerdePublication . Barros, Nataniel Lopes; Ramos, Maria do Rosário; Oliveira, AmílcarNo estudo de séries temporais, os processos estocásticos usuais assumem que as distribuições marginais são contínuas e, em geral, não são adequados para modelar séries de contagem, pois as suas características não lineares colocam alguns problemas estatísticos, principalmente na estimação dos parâmetros. Assim, investigou-se metodologias apropriadas de análise e modelação de séries com distribuições marginais discretas. Neste contexto, Al-Osh and Alzaid (1987) e McKenzie (1988) introduziram na literatura a classe dos modelos autorregressivos com valores inteiros não negativos, os processos INAR. Estes modelos têm sido frequentemente tratados em artigos científicos ao longo das últimas décadas, pois a sua importância nas aplicações em diversas áreas do conhecimento tem despertado um grande interesse no seu estudo. Neste trabalho, após uma breve revisão sobre séries temporais e os métodos clássicos para a sua análise, apresentamos os modelos autorregressivos de valores inteiros não negativos de primeira ordem INAR (1) e a sua extensão para uma ordem p, as suas propriedades e alguns métodos de estimação dos parâmetros nomeadamente, o método de Yule-Walker, o método de Mínimos Quadrados Condicionais (MQC), o método de Máxima Verosimilhança Condicional (MVC) e o método de Quase Máxima Verosimilhança (QMV). Apresentamos também um critério automático de seleção de ordem para modelos INAR, baseado no Critério de Informação de Akaike Corrigido, AICC, um dos critérios usados para determinar a ordem em modelos autorregressivos, AR. Finalmente, apresenta-se uma aplicação da metodologia dos modelos INAR em dados reais de contagem relativos aos setores dos transportes marítimos e atividades de seguros de Cabo Verde.
- Análise multivariada aplicada ao (in)sucesso escolar a matemática no 3º ciclo : estudo de casoPublication . Soares, Maria da Luz Frade; Nunes, Catarina S.O insucesso escolar em Portugal é preocupante e é um tema que vem despertando interesse crescente por parte dos políticos, dos professores, dos pais e do público em geral. Entre as disciplinas que mais contribuem para esse insucesso está a Matemática. O insucesso na Matemática é uma realidade incontornável, visível não apenas pelos maus resultados alcançados pelos alunos em testes e exames, mas também pelas enormes dificuldades manifestadas por eles na resolução de problemas, no raciocínio matemático e, sobretudo, pelo seu desinteresse em relação à Matemática. Nesta dissertação procurou aliar-se as metodologias de Estatística Multivariada, nomeadamente de Regressão Logística e de Análise de Clusters, ao insucesso escolar. As técnicas estatísticas foram aplicadas a uma base de dados construída para o efeito a partir dos resultados obtidos num inquérito aplicado aos alunos de uma escola, com o objetivo de investigar associações entre o (in)sucesso dos alunos 3.º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de Matemática e um conjunto de variáveis referentes a dados pessoais, familiares e escolares dos alunos. Os resultados obtidos através da Análise de Regressão Logistica sugerem que a repetência a Matemática (nível inferior a 3 no final do ano letivo) está dependente da idade do aluno, das dificuldades sentidas, da participação nas aulas, do empenho e do comportamento do aluno. A Análise de Clusters procurou agrupar as variáveis em grupos homogéneos relativamente a características comuns. Verificou-se que as variáveis comportamento do aluno, fazer os trabalhos de casa e a relação com a professora estão fortemente correlacionadas, bem como as variáveis dificuldades e repetência, mas estas duas últimas bastante distantes das restantes. Da aplicação do Método Duas Etapas às variáveis de opinião, fatores de insucesso escolar e medidas para colmatar esse insucesso, resultou três Clusters, dois grandes grupos, um em que predomina a resposta não concordo nem discordo e outro em que predomina o concordo totalmente. Nesta dissertação conseguiu-se identificar importantes factores que podem ajudar a reduzir o insucesso, pelo que os seus resultados poderão ser usados no futuro na elaboração de medidas para melhorar o sucesso.
- Entomofagia como fonte de proteínas naturais : estudo de caso para a região da Bairrada, Portugal e cidade de Maputo, MoçambiquePublication . Santos, Pedro Manuel Pereira dos; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelHoje em dia os alimentos escasseiam em várias partes do mundo e o aumento do custo de produção devido aos mais variados fatores originam preços elevados de venda ao público. Estes fatores promovem atenção para a entomofagia, dado os valores nutricionais dos insetos, ao nível do seu teor proteico e lipídico, tornando-os um dos grandes temas da atualidade, apesar de os insetos não serem correntemente consumidos nas sociedades ocidentais. O presente trabalho visa avaliar a perceção dos Portugueses residentes na região da Bairrada e dos Moçambicanos da cidade de Maputo, em relação à possibilidade dos insetos serem utilizados na alimentação humana e na alimentação para animais. O trabalho, também, fará uma análise sobre os resultados do estudo efetuado para assim concluir que as populações da região da Bairrada, Portugal e da cidade de Maputo, Moçambique não são entomofágicas.