Browsing by Issue Date, starting with "2015-12-15"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Questionários sistemáticos e smartphone: ferramentas de avaliação pedagógica?Publication . Seco, Carlos; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo pretende dar resposta à questão de como osquestionários sistemáticos e os smartphones podem ajudar o professor na sua tarefa de avaliação pedagógica das suaspráticas. O estudo incidiu em três turmas, num universo de 49 alunos. Os alunos inquiridos foram respondendo a um questionário no final de cada aula no smartphone e os resultados foram depois sujeitos a uma análise estatística.Como conclusão, constata-se que os questionários sistemáticos permitem analisar o modo como os alunos acompanharam cada aula, permitindo ao professor ir ao encontro das suas expectativas e motivações.
- Escola, competências 2.0 e nativos digitais: um estudo exploratório com jovens portuguesesPublication . Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPretendemos refletir sobre literacia digital, competências 2.0 de jovens e o papel da Escola no (eventual) incremento de ambientes digitais. Optámos por um estudo exploratório realizado com uma turma do curso vocacional de nível básico, numa escola de um agrupamento de Lisboa (Portugal), em 2013/2014. Recorremos a um questionário, complementado por observação participante. Concluímos que as competências digitais dos jovens inquiridos ainda carecem de maior desenvolvimento quanto ao conhecimento e utilização das ferramentas 2.0, sobretudo no contexto escolar. Importa, pois, (re)pensar novas estratégias e avançar um outro olhar sobre a prática docente, em particular nesta tipologia de cursos.