Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-27"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearningPublication . Dias, Adelaide de Jesus Pão-Mole; Morgado, Lina; Mendes, António QuintasEste relatório é o resultado do conjunto de projetos, atividades e tarefas desenvolvidas ao longo de um estágio na especialidade de Pedagogia do Elearning divididas entre dois cenários da Universidade Aberta de Portugal: 1) o mestrado em Pedagogia do Elearning; 2) o centro investigação Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). O estágio constitui uma das possibilidades disponíveis no 2º ano do mestrado em Pedagogia do eLearning (MPeL) com o objetivo da obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação. Os objetivos do estágio em pedagogia do elearning envolve a imersão em contexto de trabalho real e o desenvolvimento de projetos em pedagogia do elearning e de interesse, para ambos os cenários de trabalho decorrendo as atividades ao longo do ano em contexto online e presencial. Acompanhando uma das tendências atuais da educação a distância -a educação aberta, quer as universidades abertas a nível mundial, quer os centros de investigação em geral, estão envolvidas e comprometidas com as questões do acesso aberto (open access) da sua produção de conteúdos. Por outro lado, as políticas de disseminação de conteúdos científicos e académicos implicam a existência repositórios de conteúdo aberto. O presente estágio teve como objetivo o desenvolvimento de recursos digitais abertos para comunicação científica em duas comunidades: a comunidade, mestrado em Pedagogia do Elearning, e a comunidade de investigadores do Laboratório de Educação a Distância e Elearning. É neste quadro que o estágio em pedagogia do elearning se integrou duas áreas: a comunicação científica e a gestão de projetos internacionais. No caso da primeira, o estágio abrangeu o projeto de criação e desenvolvimento de revista de acesso aberto na plataforma Open Journal System, para ambas as comunidades e o projeto desenvolvimento, publicação e divulgação de conteúdos digitais em várias plataformas da Web e a participação na organização de eventos de comunicação científica -a conferência myMPeL. No que respeita à outra área, a integração na gestão de projetos de investigação internacionais em articulação com os técnicos e as equipas de investigação. Assim, este relatório evidencia este percurso e as tarefas desenvolvidas ao logo do estágio e as competências adquiridas ao longo do mesmo.
