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- Tabulation for multi-purpose partial parsingPublication . Rocio, Vitor; Lopes, Gabriel; Clergerie, EricEfficient partial parsing systems (chunkers) are urgently required by various natural language application areas as these parsers always produce partially parsed text even when the text does not fully fit existing lexica and grammars. Availability of partially parsed corpora is absolutely necessary for extracting various kinds of information that may then be fed into those systems, increasing their processing power. In this paper, we propose an efficient partial parsing scheme based on chart parsing that is flexible enough to support both normal parsing tasks and diagnosis in previously obtained partial parses of possible causes (kinds of faults) that led to those partial parses instead of complete parses. Through the use of the built-in tabulation capabilites of the DyALog system, we implemented a partial parser that runs as fast as the best non-deterministic parsers. In this paper we ellaborate on the implementation of two different grammar formalisms: Definite Clause Grammars (DCG) extended with head declarations and Bound Movement Grammars (BMG).
- Estruturação do conhecimento através do hipertexto: uma aplicação ao ensino da geologiaPublication . Bolacha, Edite Paula Silva; Amador, FilomenaTecnologias da Informação e da Comunicação como a televisão, a Internet, o correio electrónico, aumentam diariamente a quantidade de informação que atinge o cidadão europeu. Mais do que nunca, torna-se hoje importante, distinguir o essencial do que é dispensável aprender em cada momento. E para que esta tarefa seja facilitada é necessário organizara informação, de modo que, os nossos alunos através das novas tecnologias, e usufruindo dos seus benefícios, aprendam significativamente. Teorias da aprendizagem como a da aprendizagem significativa de Ausubel ou a da flexibilidade cognitiva de Spiro, revelam preocupação quanto à organização dos conhecimentos na mente humana e à melhor forma de organizar a informação para que seja apreendida. Assumindo como pressupostos teóricos principais, aspectos das duas teorias supracitadas, e utilizando conceitos/conteúdos do programa de Biologia e Geologia do décimo ano de escolaridade, proposto em Maio de 2000 no âmbito da revisão curricular em curso no nosso país, construímos dois documentos hipertextuais com estruturas distintas: hierárquica e em rede. O estudo que consistiu na exploração, dos dois documentos, por alunos de uma escola da região de Lisboa, assumiu um carácter exploratório e teve por principal finalidade, a formulação de hipóteses que relacionam o tipo de organização hipertextual com o tipo de raciocínios e aprendizagens daí resultantes, susceptíveis de aplicação em futuros estudos. Os resultados sugerem que o documento hierárquico facilitou os raciocínios do tipo descritivo/classificativo dos alunos que o exploraram, enquanto que o documento em rede terá facilitado os raciocínios do tipo interpretativo/explicativo.