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- Desenvolvimento psicossocial de jovens estudantes do ensino profissional: um referencial sustentável de intervenção social e escolar em contexto educativoPublication . Silva, Ana Luísa Figueiras Dias da; Vieira, Cristina Pereira; Moreira, J. AntónioA presente tese aborda o desenvolvimento psicossocial de jovens estudantes do ensino profissional em Portugal, um subsistema de ensino que oferece uma alternativa prática ao ensino científico-humanístico. A investigação analisa os desafios enfrentados pelos jovens no contexto das rápidas mudanças sociais e económicas, que afetam o seu ajustamento psicossocial e a sua inserção no mercado de trabalho. Questões como desigualdade de oportunidades, papel da família e influência da escola são discutidas no processo de construção da identidade e da autoestima. A pesquisa propõe um referencial de intervenção social e escolar para o ensino profissional, destacando a importância da promoção do bem-estar, da igualdade de oportunidades e da sustentabilidade social no contexto educativo. Este tema é explorado sob uma nova perspetiva, que procura soluções práticas e estratégicas para os problemas enfrentados pelos jovens. O objetivo geral dos trabalhos foi desenvolver um referencial de intervenção social e escolar para promover o desenvolvimento integral e a integração socioeducativa dos jovens em escolas profissionais. Em termos metodológicos utiliza-se uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), com recolha de dados em duas escolas profissionais da zona centro de Portugal. Os instrumentos incluem grupos de discussão, escalas de desenvolvimento psicossocial e inquéritos aplicados aos estudantes, analisados com o software SPSS 20.0. Os resultados destacam a necessidade de intervenções estratégicas para promover resiliência, autoestima e identidade positiva nos jovens, reforçando a integração escolar e facilitando a transição para o mercado de trabalho. As Linhas Gerais Orientadoras de uma Proposta de Referencial de Intervenção Social e Escolar em Contexto Educativo tem quatro domínios: educativo, psicológico, competências sociais e familiar. Cada domínio aborda aspetos como desmotivação escolar, baixa autoestima, dificuldades relacionais e desestruturação familiar. A intervenção sugerida é multidisciplinar, aplicada ao longo do ano letivo, visando melhorar o relacionamento interpessoal e o sucesso educativo dos estudantes.