Browsing by Author "Zsembera, Janine"
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- Gestão de recursos humanos e motivação : glossárioPublication . Fernandes, Ana; Pereira, César; Almada, Cristina; Zsembera, Janine; Carvalho, LuísaEste documento inclui um glossário com temas chave nos tópicos gestão de recursos humanos e motivação.
- O turismo nos Açores e a liberalização do espaço aéreo : análise das perceções das partes interessadas na ilha de São MiguelPublication . Zsembera, Janine; Carvalho, LuísaA atividade turística é em todo o mundo uma das maiores indústrias e mais importante motor financeiro e económico. Segundo a World Tourism Organization, em 2015, o turismo é das indústrias cujo volume de negócios tem vindo a aumentar sendo mesmo referido que iguala ou supera as exportações de petróleo, produtos alimentares e automóveis, tornando-se uma interveniente chave no comércio internacional e em simultâneo a principal fonte de receita para muitos países em desenvolvimento. Até ao ano de 2015, o sector da aviação na Região Autónoma dos Açores era caracterizado por uma situação de forte monopólio por parte das únicas duas companhias aéreas que operavam nas rotas domésticas, ou seja, entre o Arquipélago e as cidades de Lisboa e Porto. Do ponto de vista do consumidor, diferenciava-se, principalmente, entre duas tarifas, a residente e a normal. Todo e qualquer cidadão com residência permanente nos Açores viajavam a uma tarifa reduzida. Tarifa esta que do ponto de vista de muitos era ainda cara. Por outro lado, limitava em muito o turismo nacional e o crescimento do mercado português nestas ilhas. Com a liberalização do espaço aéreo e a vinda das companhias de baixo custo, Ryanair e Easyjet, a situação alterou-se. Passou-se de uma situação de monopólio com restritas e elevadas tarifas para uma situação de concorrência com tarifas competitivas a nível europeu, apesar de críticos ao assunto não a considerarem uma concorrência leal e perfeita. Contudo, o serviço de transporte aéreo de/para a Região Autónoma dos Açores e o continente português mudou, quer a nível de preço e respetivos serviços associados, quer a nível do produto propriamente dito e aos novos segmentos de mercado a que se dirige. O presente projeto de investigação incide sobre o estudo do sector do Turismo da Região Autónoma dos Açores, mais precisamente sobre a perceção das partes interessadas relativamente ao impacto das companhias baixo custo na ilha de São Miguel. Este estudo assume particular relevância por ser um fenómeno recente a entrada das companhias de baixo custo nos Açores e ainda por estudar neste território. Optou-se por uma metodologia exploratória quantitativa, através do recurso a um questionário fechado de perguntas de escolha múltipla, lançado na internet, com uma amostra de 58 participantes e, por outro lado, uma metodologia qualitativa através do recurso a entrevistas semiestruturadas por pautas. Todos os participantes no estudo apresentavam residência dentro da Região Autónoma dos Açores e, relativamente aos resultados obtidos, verificou-se que na maioria dos participantes, o hábito de viajar, mudou após a chegada das companhias de baixo custo, tendo também mudado o turismo no ponto de vista dos mesmos, nomeadamente o aumento do número de turistas que se tem vindo a verificar dentro da Região, sendo este ponto apresentado como impacto negativo por apenas uma minoria dos participantes.