Browsing by Author "Zou, Sumei"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As crenças e práticas dos professores de PLE sobre o ensino de produção, interação e mediação orais : um estudo de caso na ChinaPublication . Zou, Sumei; Castelo, Adelina; Pinto, JorgeNas últimas décadas, a China tem fortalecido relações comerciais com países de língua portuguesa, aumentando a demanda por profissionais fluentes em português. No entanto, muitos graduados apresentam dificuldades na expressão oral. Os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento desta competência e compreender as crenças dos mesmos e as suas práticas pedagógicas é essencial para aprimorar o ensino de português como língua estrangeira (PLE) na China. Este estudo de caso investiga o ensino da expressão oral por parte de cinco professoras universitárias de português na China, analisando não só as suas crenças e respetivas fontes de formação como também as suas práticas pedagógicas, ao nível da abordagem geral e das dimensões de correção, fluência e complexidade. Além disso, examina a relação entre crenças e práticas docentes. A pesquisa combina as abordagens qualitativa e quantitativa. A recolha de dados foi realizada por meio de questionários, entrevistas e observação de aulas, recorrendo à triangulação para garantir a validade dos resultados. Os resultados deste estudo mostram que a experiência como estudante, a formação docente e a experiência de ensino constituem fontes importantes das crenças. As práticas pedagógicas evidenciam métodos variados, embora com prevalência do método de gramática e tradução, a promoção das três dimensões da expressão oral através do recurso a estratégias como a correção explícita, a não interrupção da expressão oral do aluno e o tempo de planeamento, e um maior investimento sobretudo no ensino da produção e da interação orais. Verifica-se, de modo geral, uma consistência significativa entre crenças e práticas, embora também se tenham registado algumas inconsistências.