Browsing by Author "Viola, Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação das aprendizagens em história e geografia de Portugal : um estudo no 5º ano de escolaridadePublication . Viola, Alda Maria Cardoso Monteiro Rodrigues; Oliveira, IsolinaA sociedade contemporânea enfrenta múltiplos desafios e à escola demanda práticas pedagógicas consentâneas com a realidade. No ensino da disciplina História e Geografia de Portugal considerámos a conexão dos saberes e domínios científicos das duas ciências, explicitados nos subdomínios que compõem a organização das Metas (intermédias) de Aprendizagem, para o quinto ano de escolaridade do Ensino Básico (MEC, 2010, 2012). A compreensão, a interpretação e a comunicação histórica-espacial são o núcleo do conhecimento e das capacidades de aprendizagem na disciplina. No desenvolvimento do processo, e utilizando-se instrumentos como o teste em duas fases, a narrativa histórica e o quadro interativo multimédia (QIM), privilegiámos a avaliação formativa e autorregulada, o feedback descritivo, para compreender como podem esses influenciar as aprendizagens dos alunos, a nível cognitivo e metacognitivo. A presente investigação desenvolveu-se entre setembro de 2011 e março de 2012. Foram envolvidos vinte e oito alunos, de idades compreendidas entre os 9 e 11 anos, de uma turma do 5º ano de escolaridade do 2º ciclo do Ensino Básico. Trata-se de um estudo de investigação-ação, de abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa, em que a docente é a investigadora. Os dados apresentados são o resultado da recolha, registo, observação sistemática em sala de aula, diário de bordo, situados no processo e nas produções dos alunos. Espera-se que seja um contributo positivo na reflexão de práticas pedagógicas e de avaliação das aprendizagens dos alunos. O estudo evidencia como os instrumentos aplicados teste em duas fases, narrativa histórica, o feedback descritivo, trabalho de grupo, visita de estudo com guião e quadro interativo contribuem para a aprendizagem da disciplina.