Browsing by Author "Vargas, Catarina"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Aulas invadidas" : uma estratégia operativa de intervenção pedagógica na área da expressão dramáticaPublication . Vargas, Catarina; Pais, Carlos CastilhoEste trabalho consiste na criação e implementação de uma Aula-Invadida. Uma aula invadida é um conceito por mim criado em que uma série de atores/performers invadem a sala (sempre com o conhecimento do professor) e desenvolvem um determinado assunto/conteúdo que está a ser mais difícil de compreender por aquela turma (indicado pelo professor). A problemática deste estudo centra-se na utilização da Expressão Dramática como veículo de transmissão de conhecimentos, mais concretamente, com a realização de um teatro sobre determinado conceito, em sala de aula. Após a fundamentação teórica, é explanada a criação e implementação de uma Aula-Invadida sobre um determinado assunto (Graus dos Adjetivos), numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo. Através de entrevistas e questionários, avalia-se como esta aula invadida funcionou e se atingiu os seus objetivos. A análise dos dados permitiu verificar como a expressão dramática funciona enquanto instrumento de ensino. O uso da expressão dramática pelo professor titular pode ajudá-lo no processo ensino-aprendizagem, nomeadamente no ensino de conteúdos em que os alunos têm mais dificuldades.