Browsing by Author "Valente, Ana Paula"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunidade de prática online de professores de educação especial para promoção da educação inclusivaPublication . Valente, Ana Paula; Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioO Decreto-Lei nº 54/2018 preconiza uma mudança de paradigma na implementação de medidas promotoras da inclusão em contexto escolar. Apresenta conceções divergentes da legislação anterior, assenta no conceito de medidas multinível e na possibilidade de todos os alunos poderem beneficiar da implementação de medidas, apenas e só quando as suas necessidades educativas assim o exigirem. As escolas e os docentes estão, ainda, num processo de experimentação da implementação dos conceitos, medidas e pressupostos definidos neste enquadramento legislativo, que abandonou o conceito de educação especial, adotando o de educação inclusiva. O docente de educação especial passa a ter novas responsabilidades como dinamizador, articulador e especialista em diferenciação dos meios e materiais de aprendizagem, mantendo o apoio aos alunos, mas também aos docentes. Face às mudanças preconizadas no DL nº 54/2018, no presente estudo recolhemos informação, junto dos professores de educação especial, de diferentes regiões do país, sobre as suas necessidades e o grau de interesse para participar numa CoP online que constituiria um espaço de partilha, análise, debate e esclarecimento, na qual estes docentes poderiam participar com o objetivo de contribuir para a promoção da inclusão. Após a recolha desta informação deu-se início ao funcionamento de uma experiência piloto de uma CoP online na perspetiva de autoformação, autoaprendizagem e formação continuada, graças às ferramentas da Web 2.0. Daqui se verificou que as comunidades de prática são iniciativas pertinentes e necessárias, pois efetivamente, estes docentes sentem necessidade de clarificar conceitos e modos de operacionalizar o preceituado na legislação quanto à promoção da Educação Inclusiva.