Browsing by Author "Valadares, Jorge"
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- Concepções alternativas no ensino da física à luz da filosofia da ciênciaPublication . Valadares, Jorge; Trindade, Armando RochaEste trabalho, desenvolvido ao longo de vários anos, teve em vista investigar como é que as representações que os professores de Física e os seus alunos «negoceiam» na sala de aula se relacionam com a ciência física e a reflexão epistemológica feita sobre esta ciência. Dada a natureza e o âmbito desta pesquisa foi adoptada uma metodologia eminentemente qualitativa tendo como base um instrumento poderoso do ponto de vista heurístico concebido pelo educador D. Bob Gowin, da Universidade de Cornell e conhecido por Vê do conhecimento, Vê heurístico, Vê epistemológico ou Vê de Gowin (Gowin, 1990). Tal como preconiza este instrumento, a pesquisa assentou em determinada visão do mundo da educação resultante não só da longa experiência do investigador, um professor de Física com cerca de 30 anos de ensino da Física em diversas escolas do ensino secundário e na Universidade Aberta, bem como de uma também longa reflexão sobre esse ensino traduzida em diversas comunicações, cursos e livros didácticos já produzidos. A operacionalização do grande objectivo que se propôs atingir na medida do possível conduziu o investigador à necessidade de aprofundar largamente os seus conhecimentos sobre a história da construção do conhecimento físico e, fundamentalmente, levou-o a uma reflexão filosófica sobre a construção deste conhecimento ao longo da história do pensamento. A reflexão foi efectuada em torno de grandes problemas epistemológicos, como são o da possibilidade de um conhecimento pleno da realidade exterior, o da origem do conhecimento físico, o da essência deste conhecimento, o das suas formas, motivações e metodologia e ainda o da sua validade e demarcação. Desta incursão no mundo da Filosofia da Física, que terminou com o estudo de algumas das mais importantes obras da epistemologia do século XX, resultou uma série de princípios, tal como também preconiza o referido Vê do conhecimento. Estes princípios, juntamente com a revisão e aprofundamento do conhecimento pessoal sobre algumas teorias físicas fundamentais neste trabalho, como são as da Mecânica clássica, da Relatividade Restrita e da Termodinâmica, algumas teorias da aprendizagem, de que se destaca a teoria da aprendizagem significativa, de raiz ausubeliana, e a definição rigorosa dos conceitos envolvidos nesta teoria, constituíram o suporte conceptual desta investigação. Foi com base neste quadro conceptual que se passou à análise das características das concepções físicas reinantes nas aulas, com especial relevância para as imensas concepções erróneas reveladas pelos alunos ao longo de cerca de duas décadas de pesquisas efectuadas um pouco por todo o lado, e com as quais o investigador se procurou familiarizar o mais possível. Foram também analisadas, em termos comparativos, as concepções erróneas dos próprios professores, bem como as que foram surgindo ao longo da construção da própria Física. Fez parte ainda do trabalho de campo o desenvolvimento de duas pesquisas sobre concepções erróneas destinadas a testar algumas hipóteses de trabalho feitas pelo próprio investigador: uma pesquisa foi efectuada numa turma de alunos do professor-investigador e incidiu sobre o conceito de energia; a outra foi levada a cabo com um grupo de professores que frequentaram um curso de relatividade restrita, leccionado pelo próprio investigador, e incidiu sobre a relatividade das grandezas mecânicas. No final da investigação foram produzidos juízos de conhecimento acerca das concepções físicas «negociadas» nas aulas de física, em particular sobre as origens e características das concepções erróneas, que desempenham um papel tão importante no ensino da Física. E o trabalho terminou com a formulação de alguns juízos de valor acerca da investigação efectuada e algumas implicações desta que o investigador gostaria de ver implementadas na futura educação em Física na sala de aula, no que respeita a quatro dos grandes «lugares comuns» em educação a que se referiram Schwab (1964) e Novak e Gowin (1991): o currículo, o professor, a avaliação e a governança.
- Constructivist and investigative learning environments in distance teachingPublication . Valadares, JorgeThis communication respects to an important theme either in face-to-face teaching or in distance teaching: the learning environments. In a first part it is described the history of the learning environments' research, highlighting the lines at international level in this field. In a second part of this communication we seek, based on diverse studies (Cunningham, Duffy and Knuth, 1993, Jonassen, 1994, Savery & Duffy, 1995, Jonassen and Tessmer, 1996, Brooks and Brooks, 1993, 1999, etc.) and on the works developed by a group of researchers, including the author of this communication, to define the so called constructivist and investigative learning environments and discuss its main general characteristics, with particular emphasis to the cooperative work, multiple representations, pedagogical relationships, metacognition and some others aspects that are underlying to its implementation. In the third and last part it is highlighted the fundamental importance that these environments have in the online teaching when we intend to have a social presence, a cognitive presence and a teaching presence (Garrison & Anderson, 2003).
- Didáctica da física : a energiaPublication . Valadares, Jorge; Leão, Helena; Azedo, ArturO programa aborda o conceito de Energia. Recurso a animação gráfica, experiências e exemplos. Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física : a física na Feira PopularPublication . Valadares, Jorge; Azedo, Artur; Leão, HelenaA atividade lúdica e a aprendizagem da física. Visita à Feira Popular de Lisboa, guiada pelo professor Jorge Valadares. Disciplina “Didáctica da Física e da Química“, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física : electromagnetismoPublication . Valadares, Jorge; Leão, Helena; Azedo, ArturAplicações do eletromagnetismo. Experiências realizadas pelo professor Jorge Valadares. Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física : experiência em movimento de translaçãoPublication . Ferreira, Victor; Valadares, Jorge; Azedo, Artur; Leão, HelenaExperiência, em estúdio, pelo professor Victor Ferreira, da Escola Secundária Machado de Castro. Disciplina “Didáctica da Física e da Química”, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física : trabalho experimental realizado pelos alunosPublication . Valadares, Jorge; Leão, Helena; Azedo, ArturFinalidades do trabalho experimental realizado pelos alunos. Excertos de aulas pelo professor Jorge Valadares. Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física : um trabalho experimental de mecânicaPublication . Valadares, Jorge; Leão, Helena; Azedo, ArturO programa aborda a importância da atividade experimental no ensino da Física. Apresentação e discussão do relatório de um trabalho prático Disciplina “Didáctica da Física e da Química “, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física e didáctica da química : interrogaçõesPublication . Valadares, Jorge; Pereira, Duarte Costa; Leão, Helena; Azedo, ArturEntrevista de Mário Figueiredo, ao professor Duarte Costa Pereira, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, autor da disciplina Didática da Química e a Jorge Valadares, professor do Colégio Militar e da Universidade Aberta, autor da disciplina Didática da Física. Disciplina “Didáctica da Física e da Química”, do Curso de Profissionalização em Exercício.