Browsing by Author "Teixeira, Janete Moura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O apropriar-se da arte como uma forma de socializaçãoPublication . Teixeira, Janete Moura; Neves, Cláudia; Sousa, Maria do Socorro deEste estudo propôs tratar reflexões na educação sobre o apropriar-se da arte como estratégias de socialização de sujeitos contribuindo para inclusão e socialização de educandos da Educação Básica. É resultado de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. É interessante essa perspectiva metodológica por utilizar a pesquisa-ação como método, permitindo assim, ao pesquisador entender os fenômenos sobre a ótica dos participantes da situação estudada e a partir daí ter realizado as interpretações necessárias. O projeto foi realizado em duas Escolas Públicas Municipais- EMPNMPS Escola Municipal Professora Neuza Maria Pires da Silva e CEB – Centro Municipal de Educação Básica, nos municípios de Santo Estevão e Feira de Santana, no estado da Bahia, Brasil. Participaram deste estudo 18 alunos, com a realização de seis oficinas didáticas, na qual a arte foi o instrumento de interação. A pesquisa visou analisar possíveis mudanças comportamentais dos sujeitos após interação com expressões artísticas. Compreender que algumas competências são importantes para se relacionar com os outros e consigo mesmo, compreender e gerir emoções, estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva, tendo a escola como um território promissor para a conquista desses objetivos. É fundamental que a escola possa trabalhar com os alunos competências que englobem os aspectos cognitivos e sócio emocionais de responsabilidade, colaboração, comunicação, criatividade, autocontrole, pensamento crítico, resolução de problemas e abertura ao outro. O Ministério da Educação, por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais- (Pensa), enfatiza que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. O interessante nessa reflexão é a possibilidade de relacionar-se com a arte de forma criadora partindo do pressuposto que conhecendo a arte de outras culturas, os alunos podem compreender a relatividade dos valores que estão enraizados nos seus modos de pensar e agir, que podem criar um campo de sentido para a valorização do que lhe é próprio e favorecer abertura à riqueza e à diversidade da imaginação humana e relacionando criativamente consigo mesmo, com o outro e com o mundo.