Browsing by Author "Sobral, Maria Isabel de Carvalho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação e aprendizagem no 2º ano de escolaridade : um estudo de casoPublication . Sobral, Maria Isabel de Carvalho; Amante, LúciaO presente estudo visa aprofundar a temática da Avaliação e da Aprendizagem numa turma de 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, aprofundando os seus contextos e práticas pedagógicas avaliativas. Enquadramos esta problemática nas tendências evolutivas das quatro principais conceções de avaliação que, em diferentes momentos, prevaleceram na prática pedagógica avaliativa. O conceito de avaliação das aprendizagens surgiu, ao longo das últimas décadas, muito associado à avaliação de conhecimentos dos alunos. Este conceito evoluiu e, neste sentido, a avaliação das aprendizagens apresenta-se-nos na atualidade como um domínio em que é necessário efetuar escolhas apoiadas em referenciais metodológicos e abordagens que não sejam redutoras e que não se limitem a avaliar resultados, mas antes conduzam à compreensão dos processos que conduziram a um determinado resultado. Neste contexto, a avaliação tenderá a desenvolver-se de forma contínua e sistemática, contextualizando os processos. A nossa investigação surge num momento em que se têm vindo a operar, no sistema educativo, um conjunto de alterações decorrentes da tomada de opções políticas, das quais destacamos o alargamento da escolaridade obrigatória para doze anos, a introdução da figura do professor coadjuvante, no primeiro ciclo do ensino básico, a alteração da matriz curricular do primeiro ciclo do ensino básico, a introdução de exames no final do primeiro ciclo do ensino básico, entre outras. É nesta confluência que consideramos pertinente abordar a avaliação das aprendizagens dos alunos, procedendo a uma análise atual deste processo nas suas diferentes dimensões, considerando-o como uma componente inseparável do ciclo de ensino e aprendizagem. Com este trabalho pensamos poder contribuir para o estudo da temática avaliativa, no contexto do nosso sistema educativo, mais propriamente no contexto de sala de aula.