Browsing by Author "Soares, Rosa Maria de Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de desempenho docente : perceção dos professores e implicações na sua práticaPublication . Soares, Rosa Maria de Matos; Henriques, SusanaA Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei nº46/86 de 14 de Outubro, defende a progressão na carreira dos professores e educadores associada à avaliação de toda a atividade desenvolvida (art.36, ponto 2), instaurando-se um sistema de avaliação de professores, que sofreu alterações profundas a partir da publicação do Decreto-Lei nº15/2007 de 19 de Janeiro. Alvo de negociações entre sindicatos e a tutela, de contestação e constantes alterações, a Avaliação de Desempenho Docente (ADD) está implantada e produziu mudanças na vida da escola e na profissionalidade do professor. A ADD visa alcançar, em termos legislativos, uma complexidade de objetivos, de diferente amplitude, enquadrados na função sumativa versus função formativa da avaliação, entendidas como complementares e não contraditórias. Como são percecionados os objetivos da ADD pelos docentes avaliados e avaliadores constitui um dos eixos orientadores deste trabalho. Os objetivos concretizam-se através de prática avaliativa que, no caso da ADD, envolve o desenvolvimento de um processo de acompanhamento, os referentes da avaliação, a observação de aulas e o relatório de autoavaliação, sendo apoiada por instrumentos de avaliação. A posição dos docentes face aos tópicos que constam deste projeto foi recolhida através de uma metodologia qualitativa e é interpretada à luz dos conhecimentos teóricos que sustentam ADD, segundo a perspetiva em que esta é abordada. Constatamos que os docentes reconhecem os principais objetivos associados à ADD, mas na sua maioria consideram-na um processo não eficaz, não atingindo os objetivos propostos, consequência de uma prática avaliativa pouco consistente, assente em bases pouco sólidas, quer em relação aos procedimentos, quer em relação aos atores envolvidos, principalmente o professor avaliador. Assim, preconizam, entre outros aspetos, mais tempo dedicado à avaliação, o desenvolvimento de um processo de acompanhamento onde o diálogo e a partilha estejam presentes, as aulas assistidas devem ser um processo contínuo, traduzindo a profissionalidade docente e não confinarse só a duas aulas, formação especializada do professor avaliador e implantação de uma cultura de avaliação na escola.