Browsing by Author "Soares, Natacha Maria Godinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aulaPublication . Soares, Natacha Maria Godinho; Valadares, JorgeO principal objectivo deste estudo é a importância da influência da linguagem oral usada na sala de aula sobre a aprendizagem significativa no âmbito do ensino da Matemática. Para tal, definiram-se como principais questões desta investigação: Qual é o papel atribuído pelos professores de Matemática à linguagem oral na aprendizagem? Quais são as perspectivas dos professores de Matemática sobre a influência das suas práticas discursivas orais na aprendizagem significativa? A fim de fundamentar solidamente este estudo, realizou-se uma revisão de literatura da qual resultou a escolha da teoria construtivista trivial e humana de Novak para a base do estudo. De acordo com a teoria referida considerou-se o conceito de aprendizagem significativa. Do ponto de vista da metodologia, o estudo realizado insere-se numa perspectiva qualitativa de investigação, na vertente de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação de um conjunto de aulas e, também, através da realização de um questionário. Deste estudo resultaram as seguintes conclusões: A linguagem oral é um forte aliado do professor para a facilitação/gestão da aprendizagem dos alunos; A linguagem oral pode potenciar as condições para a aprendizagem significativa das Matemática