Browsing by Author "Soares, Magda Maria Silva Matos"
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- O impacto do Projeto "aLer+" no Agrupamento de Escolas da Lousã : a perceção dos docentesPublication . Soares, Magda Maria Silva Matos; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroConhecer a perceção dos docentes sobre o impacto do Projeto “aLer+”, no Agrupamento de Escolas da Lousã, relativamente ao ano letivo de 2009/2010, foi o objetivo principal desta investigação, tendo sido formuladas as questões específicas “Que balanço é feito pelos docentes da adesão do Agrupamento ao Projeto aLer+?”, “Como avaliam os docentes a implementação do Projeto aLer+ no Agrupamento de Escolas da Lousã?” e “Que rumos perspetivam para a continuidade do Projeto?”. O enquadramento teórico foi organizado em três partes: a primeira aborda a leitura recreativa e a fidelização de leitores, salientando a importância da Biblioteca Escolar e dos projetos de promoção da leitura; a segunda incide sobre o “aLer+”, apresentando o Projeto e fazendo o balanço do seu primeiro ano; a terceira descreve o primeiro ano do Projeto “aLer+” no Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL). Reconhecendo vantagens e desvantagens em diferentes paradigmas de investigação e subscrevendo a ideia de que, num mesmo estudo, poderão ser combinados dados de natureza quantitativa e qualitativa, conciliámos a análise estatística dos resultados de um inquérito por questionário com a especificidade de um estudo de caso. Esta investigação revelou que os docentes do AEL consideram o impacto do “aLer+” como bastante positivo e fez sobressair o valor deste projeto de promoção da leitura que envolve todos aqueles que colaboram na educação e crescimento das crianças e jovens, que reforça o papel da Biblioteca Escolar e desenvolve atividades que favorecem a formação e fidelização de leitores e propiciam o prazer de ler. Não obstante acreditarmos que o estudo constitui um contributo válido, reconhecemos-lhe algumas limitações, entre as inerentes a uma revisão da literatura que não pôde apoiar-se em documentação diversificada e a aplicação tardia do questionário. No que diz respeito a sugestões para uma futura investigação, a realização de um estudo diacrónico do “aLer+” no AEL, um projeto que contemple uma amostra mais alargada e, ainda, a análise ao impacto do Projeto, nas outras escolas do concelho (fora do AEL) e na comunidade lousanense, são algumas das propostas.