Browsing by Author "Soares, Ana Cristina Barroso"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A promoção da atitude filosófica na infância com recurso às expressões artísticas : o Projeto Filosofia para TodosPublication . Soares, Ana Cristina Barroso; Teixeira, AntónioA presente dissertação tem como foco a promoção da atitude filosófica na infância e a sua possível operacionalização através do Projeto Filosofia Para Todos. Ancora-se numa perspetiva que consagra a filosofia como meio privilegiado para o desenvolvimento do pensar crítico (Lipman.1985), defende a arte como a base da educação (Read.2007) e elege as expressões artísticas como meio para a obtenção de conhecimento (Goodman.2006). O projeto inspirado no Programa de Filosofia para Crianças de Lipman foi criado e dinamizado, em par pedagógico, por duas docentes de Filosofia durante o ano letivo 2010/2011 com duas turmas do ensino básico (quarto e sexto anos). Foi aplicado o método dialógico – pergunta/ resposta - proposto pelo filósofo norte-americano para a promoção do pensar crítico, no entanto, os recursos utilizados, do domínio das expressões artísticas, foram criados e/ ou adaptados pelas autoras do projeto. As atividades e a escolha da sua designação refletem a relação entre as expressões plástica, dramática, musical e a atitude filosófica, por isso, na construção / adaptação dos materiais / recursos e respetiva denominação privilegiaram-se a referência a um objeto e a um verbo que, em conjunto, revelassem o objetivo pretendido. Surgiram assim a Caixa de Pensar, a Roda de Sentir e o Quadro de Ouvir. Ao longo deste trabalho procuramos mostrar o caminho percorrido pelos intervenientes no Projeto Filosofia Para Todos na promoção da atitude filosófica na infância, dividindo em quatro partes o nosso estudo: a primeira em que esclarecemos o papel da arte como mediadora de outros conhecimentos, a relação entre expressões artísticas / filosofia e a atitude filosófica; a segunda em que analisamos o programa de Filosofia para Crianças de Lipman e a sua adequação às características da faixa etária dos alunos; na terceira parte abordamos a prática do projeto no que respeita a metodologia e a recolha de dados; na quarta parte analisamos e fazemos uma reflexão, à luz do enquadramento teórico e dos dados recolhidos, sobre o Projeto Filosofia Para Todos. Por fim, na conclusão, apresentamos a nossa perspetiva sobre a aplicação do projeto, discutindo as suas possíveis limitações e a necessidade de continuação de uma investigação sobre esta problemática de molde a que seja possível avaliar, a médio prazo, o processo formativo dos alunos.