Browsing by Author "Silva, Renata Duarte"
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- O laboratório de informática e a sala de aula: um estudo de caso no quinto ano do ensino fundamental em Santa Maria de Itabira/MGPublication . Silva, Renata Duarte; Amante, LúciaEste trabalho tem como objetivo investigar de que modo as aulas de informática no âmbito da Fundação Francisco de Assis contribuem para o uso das tecnologias digitais pelos alunos matriculados no 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Trajano Procópio, no município de Santa Maria de Itabira/MG. Inserido nesse objetivo, destacam-se a análise do papel dos instrutores, dos alunos e dos professores diante das aulas de informática; a interrogação sobre como são desenvolvidos os projetos de informática; a observação das relações entre os instrutores, os alunos e os professores, tomando como cenário educacional a Escola Municipal Trajano Procópio. Ressaltamos que, incialmente, realizamos um percurso histórico das políticas públicas que procuraram estimular a inserção da informática no cenário educacional brasileiro, entendoa como uma necessidade para a construção de um projeto educacional voltado para as demandas socioeducacionais dos séculos XX e XXI. Consideramos como opção metodológica a pesquisa qualitativa, procurando estudar as particularidades das experiências individuais dos sujeitos envolvidos no ambiente de inserção da informática na prática educacional da E.M. Trajano Procópio, buscamos compreender e descrever a contribuição das aulas de informática para o grupo-alvo, em consonância com o objetivo principal da presente pesquisa, procurando, ainda, identificar as dificuldades enfrentadas para a consolidação de uma interação efetiva entre as aulas de informática e os conteúdos pedagógicos ministrados nas salas de aula. Esta investigação ressaltou que as aulas de informática contribuíram para o crescimento do conhecimento dos alunos da E.M. Trajano Procópio no que diz respeito à utilização das ferramentas digitais, de modo que, com exceção da ferramenta Excel, os questionários revelaram um bom domínio sobre as demais ferramentas, sobretudo, o Word e o Paint. Entretanto, foi possível averiguar, no cenário em questão, a necessidade da construção de uma comunicação mais efetiva entre alunos, instrutores e professores de modo a proporcionar uma interação mais efetiva entre as aulas de informática e os conteúdos pedagógicos. Ressalta-se, ainda, no quadro geral da realidade educacional brasileira, que apenas com a capacitação desses profissionais será possível transformar, no cenário educacional, as ferramentas digitais em instrumentos de trabalhos presentes no dia-a-dia do professor, fazendo com que ele, o professor, não veja com receios a inclusão dessas mesmas ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas, mas, pelo contrário, que ele entenda a importância delas na construção de uma educação mais voltada para as exigências do contemporâneo.