Browsing by Author "Silva, Paula Maria Pereira da"
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- A supervisão das práticas de autoavaliação na aplicação do modelo CAFPublication . Silva, Paula Maria Pereira da; Henriques, SusanaA autoavaliação das escolas tem vindo a assumir um papel de destaque no discurso educativo, dos últimos tempos, associada a uma obrigação, no cumprimento de normativos, a uma prestação de contas à sociedade e como uma necessidade interna das escolas para a sua autorregulação. Através de uma recolha e tratamento da informação, efetuada de forma sistemática, a autoavaliação proporciona uma tomada de consciência dos níveis de eficiência e eficácia, criando condições para uma reflexão, no interior da escola, capaz de ajudar na tomada de decisões de carácter pedagógico, administrativo e organizacional e de uma mudança, no sentido da melhoria. Assim entendida a autoavaliação converge com os objetivos de uma supervisão promotora do desenvolvimento individual e organizacional da escola e dos seus atores, capazes de desenvolver uma participação e responsabilização coletiva, no âmbito da autonomia. Com o presente estudo, centrado na forma como foi implementado o modelo de avaliação Common Assessment Framework [CAF], num Agrupamento de Escolas da Direção Regional de Educação do Norte, pretendemos, num olhar supervisivo, compreender o processo seguido, no ano letivo de 2008/2009, no desenvolvimento da sua autoavaliação, contribuindo para promover uma reflexão junto de todos os atores educativos e eventualmente gerar mudanças nas práticas. Para tal, no nosso estudo, adotou-se uma metodologia de carácter qualitativo, com um design de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental, à entrevista e às notas de campo, como técnicas de recolha de dados. Da análise da implementação da CAF pudemos identificar a presença de alguns aspetos congruentes com o preconizado pelo modelo – a constituição de uma equipa e de várias subequipas, com os respetivos coordenador e líderes, a escala de pontuação utilizada –, e a ausência de outros – nomeadamente dos planos de melhoria e de comunicação, formação dos membros das equipas, envolvimento de toda a comunidade educativa.