Browsing by Author "Silva, Maria Dores Cardoso"
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- Percepção dos alunos sobre os conflitos e violência : um estudo em escolas do 3º Ciclo dos AçoresPublication . Silva, Maria Dores Cardoso; Grave-Resendes, LídiaO conflito, seja de que natureza for, faz parte da natureza humana, contribuindo para o desenvolvimento moral e emocional de cada um, desde que gerido de forma construtiva. A escola é um espaço propício às relações interpessoais, onde se movem pessoas de várias idades, de contextos sócio-económicos e culturais muito diversificados, bem como com histórias de vida e formas de pensar muito próprias. Todas estas diferenças podem despoletar o conflito, que, muitas vezes, escala para a violência. Sendo o conflito algo de inevitável, mas natural, cabe à escola criar meios para que possa ser gerido de forma positiva, uma vez que a riqueza está na diversidade e na interacção dinâmica que se gera entre os elementos desta organização que é, na sua essência, relacional. Torna-se importante distinguir conflito de violência e de indisciplina. Nos últimos anos, muitas têm sido as notícias sensacionalistas relacionadas com a indisciplina e a violência nas escolas, servindo para denegrir a imagem desta instituição. Os nossos alunos são, cada vez mais, considerados agressivos, sem princípios, valores ou regras. Saber qual a percepção que os alunos do 3º ciclo das escolas da ilha do Pico (Açores) têm sobre os conflitos e a violência é o principal objectivo do presente trabalho. Para tal, foi necessário analisar-se o contexto das três escolas básicas e secundárias da ilha do Pico, conhecer as suas filosofias, os seus climas e culturas. Para se perceber se existem conflitos e qual a tipologia dos conflitos existentes nestas escolas, bem como conhecer a forma ou estratégia utilizada para os resolver, pelas respectivas lideranças, foram realizadas entrevistas a cada um dos seus presidentes. Para se conhecer a percepção que os alunos têm sobre esta matéria, foram aplicados 135 inquéritos a alunos do 9º ano de escolaridade das três escolas em questão. Pretendia-se, sobretudo, saber em que contexto surgem os conflitos, que tipos de conflitos ocorrem com mais frequência e que atitudes tomam os alunos para resolverem tais situações. Era importante saber se os alunos recorrem sempre aos adultos para resolverem os problemas ou se utilizam estratégias de mediação entre si.