Browsing by Author "Silva, Isabel Cristina Rodrigues Heleno"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Expectativas do e-learning na política de língua do ensino do português no estrangeiroPublication . Silva, Isabel Cristina Rodrigues Heleno; Salomão, RicardoO presente trabalho de investigação, enquadra-se no decurso da formação, ao nível do Mestrado em Português Língua Não Materna, tendo como principal objetivo na compreensão e reflexão dos modelos pedagógicos em contexto de educação via E-learning, centrado nas expetativas dos aprendentes, face a novas políticas de língua do ensino do português no estrangeiro e sua problemática perante um conjunto de fatores associados. Deste modo, para desenvolvimento deste estudo, contou-se com a colaboração de cento e cinquenta e seis aprendentes e optamos por utilizar como metodologia de recolha de dados na aplicação de questionário on-line, feita aos aprendentes do português língua estrangeira, no ensino primário e secundário da rede escolar na Europa. Posto isto, salientamos que os aprendentes apesar de terem uma enorme motivação no uso das novas tecnologias com recurso à Internet, na aprendizagem do português língua não materna, ainda assim não desejam abdicar da presença indispensável do professor dentro de uma sala de aula. A resistência à modalidade E-learning é notável, quando apontam falhas na aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, mas pretendem fazer uso destas ferramentas virtuais, num cariz lúdico e dinâmico tornando as aulas mais apelativas. Por outro lado, a modalidade via E-learning, segundo os aprendentes apresenta-se como uma opção viável, para os que não têm acesso à rede escolar do português língua estrangeira, baseados num modelo pedagógico enriquecido, com ferramentas de videoconferência (Skype, MSN, …) cumprindo com objetivos do ensino PLE. Pelas razões apontadas, acreditamos que este trabalho é bastante elucidativo, os resultados obtidos permitir-nos-ão conhecer melhor as expectativas destes aprendentes. Para além disso, apontaremos algumas estratégias pedagógicas, para uma melhor performance do sistema via E-learning na aprendizagem do PLE, servindo como objeto de reflexão relacionada com temática.