Browsing by Author "Silva, Hugo Miguel Vieira Wilm da"
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- A interculturalidade e a transculturalidade no contexto do DAF (Deutsch Als Fremdsprache) na época da pós-globalização: subsídios para uma abordagem pós-moderna de culturaPublication . Silva, Hugo Miguel Vieira Wilm da; Sequeira, Rosa MariaPartindo do ponto-de-vista das disciplinas Deutsch als Fremdsprache (DAF) e Deutsch als Zweitsprache (DAZ) e em termos mais gerais do contexto históricocultural do Deutscher Sprachraum (DSR), tentamos neste trabalho perceber se a revolução tecnológica, cultural e filosófica em curso (os chamados processos de globalização), estão a ter também respaldo na dimensão cultural do ensino da língua estrangeira. Referimo-nos à interculturalidade (IC) nas suas mais variadas formulações e desenhos. Para atingir tal desiderato procuramos descodificar a genealogia do conceito intercultural (IC) avaliando a sua dimensão histórica, política e filosófica de modo a permitir uma contextualização objetiva. Avaliamos a hipótese de a IC estar indissociavelmente ligada à construção da União Europeia (UE) e de ter por isso uma função instrumental no contexto deste projeto político. Levantamos a questão de um possível desajuste entre o conceito de IC em uso no DAF/DAZ e as novas conceções de cultura veiculadas pelas ciências sociais. Por outro lado essas conceções, em tempo de crise ecológica, enfrentam um contexto político contraditório, que pode ser designado de pós-globalização. A muito recente emergência do nacionalismo de declinação populista, as políticas identitárias e o regresso às fronteiras (físicas e imateriais) complexificam a questão. Descortinar o que se esconde por trás de tais sintomatologias permitir-nos-á perceber a plasticidade e a validade dessas mesmas noções de cultura. É justamente na atual discussão teórica entre IC vs TC que tais eventuais fraturas são tematizadas. Neste contexto, centramo-nos na análise dos autores do DSR que têm sugerido alterações aos paradigmas da IC. Demos particular destaque à proposta de Deutungslernen de Altmayer (2006, 2008), que é um dos primeiros modelos a emergir no contexto da discussão IC-TC no DSR (Zeuner, 2010; Esselborn, 2012). Assumindo justamente uma lógica interdisciplinar e transversal procuramos contribuir para o debate IC vs. TC abrindo a porta a outros campos do pensamento, nomeadamente à filosofia, procurando refletir sobre noção de cultura no contexto pós-moderno, auscultando propostas que possam contribuir para abordagens pedagógicas alternativas.