Browsing by Author "Silva, Ana Paula Ferreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impacto do ensino precoce do inglês : estudo de caso nas escolas básicas do 2º ciclo do concelho de BarcelosPublication . Silva, Ana Paula Ferreira da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroEste estudo insere-se na problemática geral do ensino de língua estrangeiras ao nível do 1º ciclo e visa compreender, globalmente, qual é o impacto que a introdução do ensino da língua inglesa tem ao nível do conhecimento e sucesso dos alunos no 2º ciclo do Ensino Básico. Esta investigação pretende analisar o impacto da introdução do ensino da língua inglesa no 1º ciclo, referindo-se, numa primeira fase, a estudos que defendem a introdução de línguas estrangeiras em fases precoces da vida das crianças, como formas de promover o multiculturalismo, o plurilinguismo e a tolerância entre povos que vivem num mundo global e numa Europa que se quer cada vez mais unida, analisando também documentos oficiais, tais como o Livro Branco sobre Educação e Formação e o Quadro Europeu de Referência para as Línguas e estudos realizados por diversos autores portugueses e estrangeiros. Questionam-se aspetos da organização de conteúdos e metodologias/estratégias de ensino, quer ao nível das perspetivas dos alunos, quer dos professores envolvidos, e pretende-se verificar o nível de motivação e satisfação dos alunos relativamente à aprendizagem da LE e as opiniões dos professores de inglês do 2º ciclo, face aos pré-requisitos dos alunos na língua estrangeira e sua adequação às necessidades e constrangimentos do programa curricular da disciplina ao nível do 2º ciclo. Através de um estudo de caso, focaliza-se a atenção no concelho de Barcelos, onde existem 9 Agrupamentos de Escolas, procurando-se compreender qual o impacto, ao nível do 2º ciclo, da introdução do ensino do inglês no 1º ciclo. Utiliza-se uma metodologia mista com a aplicação de inquéritos por questionário a alunos e de inquéritos por entrevista dirigidos a dois professores de inglês do 2º ciclo de cada um dos nove agrupamentos de escolas existentes no concelho de Barcelos. Conclui-se que o município funciona como entidade promotora do Programa de Generalização do Ensino de Inglês, decorrendo daqui recomendações gerais que visam uma uniformidade de critérios e metodologias que vão ao encontro das recomendações emanadas pelas Orientações Programáticas, promovendo um programa ao qual acedem praticamente todos os alunos que frequentam as escolas do 1º ciclo do concelho.