Browsing by Author "Silva, Ana Maria da Assunção Veiga Moreira da"
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- Desenvolvimento profissional e formação docente: práticas co-formativas para a mudança da práxis pedagógicaPublication . Silva, Ana Maria da Assunção Veiga Moreira da; Moreira, J. AntónioSerá pela necessidade de resposta ao teor das mudanças que se sucederam, muito especialmente a partir do Século XX, que os sistemas educativos e os modelos de ensino têm registado alterações cada vez mais profundas e frequentes. Atualmente, assistimos a uma preocupação de caráter urgente com as aprendizagens e com as competências desenvolvidas pelos jovens durante a vida escolar, numa perspetiva que participa do elevado grau de exigência dos desafios que se colocam em termos tecnológicos, sociais e até ambientais. Para responder cabalmente a este novo paradigma, são necessários novos modelos e novas abordagens, funcionais, baseados numa lógica colaborativa e não individual, à base de investigação, de análise e de intervenção estratégica. Neste sentido, a investigação desenvolvida procurou analisar o impacto de um processo de co-formação docente numa escola de ensino particular, com quinze professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Partindo-se de uma definição conjunta dos temas a abordar, pela sua pertinência como fatores de retração da evolução dos discentes, desenvolveram-se três sessões de trabalho em grupos distintos. As mesmas culminaram num seminário de coformação, durante o qual se discutiram estratégias concretas de atuação. Inserindo-se no tipo de investigação qualitativa, estudo de caso, o resultado do impacto do processo de colaboração nos docentes envolvidos foi analisado, a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada, de resposta facultativa, à qual responderam doze dos quinze participantes. Por meio desta entrevista, procurou-se conhecer o percurso formativo dos docentes, analisar a sua relação com o contexto educativo particular em que desenvolvem a sua atividade docente, conhecer o tipo de trabalho colaborativo que é desenvolvido na instituição e analisar o possível impacto que esta dinâmica co-formativa poderá ter na melhoria da praxis pedagógica. Os resultados permitem observar que a formação realizada pelos docentes fora da instituição e sem ligação direta com os problemas particulares da mesma tem uma importância eminentemente individual, por oposição à prática colaborativa em contexto, que, no entender dos docentes, permite o reforço das relações interpessoais, promove o desenvolvimento profissional e abre pistas concretas de intervenção, direcionada para a melhoria das aprendizagens dos alunos.