Browsing by Author "Santos, Sandra Marisa da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A infância confiscada: contributos para o estudo da educação das crianças em situação de risco de exclusão escolar e social no 1º Ciclo do Ensino Básico: elaboração de um modelo de factores de riscoPublication . Santos, Sandra Marisa da Costa; Serra, FernandoResumo - Esta investigação resultou da necessidade de reflectir e estabelecer uma compreensão mais esclarecedora sobre a problemática das crianças em situação de risco escolar e social. Assim sendo, sentimos a necessidade de contribuir para a construção de um modelo de factores considerados como geradores das situações de risco de exclusão escolar e social vivenciadas pelas crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Acreditamos que através da realização deste trabalho e com a consequente elaboração de um modelo de factores de risco, possamos ajudar todos os actores educativos no trabalho que diariamente desenvolvem com crianças consideradas em risco de exclusão escolar e social, contribuindo assim para a edificação de uma escola mais sensível e mais preparada para responder a um fenómeno social que está cada vez mais presente nas nossas instituições educativas: as vivências das crianças em situação de risco, vivências essas que exteriorizadas na escola se transformam num desafio constante para o cumprimento da escola na sua missão formativa, educativa e socializadora. As diversas transformações sofridas nas últimas décadas nas sociedades contemporâneas, como as sociais, as económicas, as políticas, e as tecnológicas evidenciam a incerteza e o risco que actualmente nos governam. Muito embora toda a sociedade tenha que conviver com essa incerteza, há grupos mais sensíveis que ficam especialmente susceptíveis a essas alterações na sociedade. As crianças e os jovens constituem um desses agregados, sobretudo quando estão inseridos num contexto social marcado pela alteração do núcleo e das dinâmicas familiares e comunitárias, através do desemprego, do alcoolismo, da toxicodependência, da criminalidade e da falta de serviços de apoio comunitário e social. As práticas educativas defensoras da inclusão, deparam-se não raras vezes com os difíceis contextos familiares e sociais em que algumas crianças vivem e que dificultam a evolução cognitiva, pessoal e social das crianças consideradas em “situação de risco”. No intento de caminhar para a edificação de uma escola de e para todos, que tenha no centro das suas preocupações a procura de respostas às necessidades e às diferenças dos seus alunos, desenvolvemos este estudo, que fundamentalmente pretende contribuir para a promoção, e igualdade da educação das crianças em situação de risco