Browsing by Author "Santos, Paulo Talhadas dos"
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- Editorial : Revista CaptarPublication . Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesEditorial - Volume especial da "Revista Captar" sobre Literacia Ambiental.
- Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria – Ilha de Santa Maria, AçoresPublication . Câmara, Rita Gago da; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesUrge educar para o ambiente, formar cidadãos informados e conscientes, para que sintam o peso das suas atitudes quotidianas no meio ambiente. Só cidadãos informados poderão ser cidadãos pró-ativos, cujas atitudes e hábitos são refletidos para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Dos cidadãos com conhecimento sobre as problemáticas ambientais, com consciência dos seus atos e com motivação para alterar comportamentos, diz-se possuírem Literacia Ambiental (LA). Ora, de que modo poderemos formar tais cidadãos? Como contribuir para o aumento da LA das populações? Não menosprezando o valor que a educação familiar e o sistema de valores familiar têm sobre as atitudes pessoais, a resposta óbvia é através do ensino formal. Vários estudos foram já efetuados no sentido de avaliar a LA, nomeadamente em alunos finalistas do ensino secundário. Contudo, está ainda por apurar a responsabilidade do ensino formal para a obtenção de LA dos alunos das escolas portuguesas. Neste estudo recorreu-se a uma ferramenta com eficácia formalmente comprovada, um inquérito por questionário criado para medir o nível de LA dos alunos à saída do ensino secundário, que tendo sido adaptado a docentes, foi aplicado à comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (EBSSMA). Neste trabalho apresentam-se os resultados obtidos, bem como uma reflexão sobre a relação entre o nível de LA dos docentes e a sua área de formação e disciplinas ministradas, procurando verificar se esse nível de LA influencia ou não as ações de educação ambiental implementadas pelos docentes. As principais conclusões do estudo revelam que a população alvo possui um nível suficiente de LA, que é possível associar o nível de LA dos docentes com o número e qualidade de Atividades de Educação Ambiental (AEA) dinamizadas nas escolas e consequentemente, com o nível de LA dos alunos. Conclui-se por fim que há que investir na formação ambiental dos professores, preparando-os para que assumam, ainda que pontualmente, a função de educadores ambientais, através do aumento da sua LA, para que possam melhor formar e preparar os alunos em direção a uma elevada LA e a uma cidadania interventiva.
- A literacia ambiental dos alunos finalistas do ensino secundário : o caso da Escola Secundária da MoitaPublication . Gomes, Gracinda F. B.; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesO presente trabalho pretendeu dar continuidade ao levantamento e monitorização da Literacia Ambiental (LA), dos alunos finalistas do Ensino Secundário, iniciada em várias outras Escolas Secundárias de Áreas Geográficas e realidades Socioeconómicas distintas da que foi alvo este estudo, a Escola Secundária da Moita. Para o seu desenvolvimento, recorreu-se a uma metodologia de inquérito por recurso ao questionário escrito, já devidamente testado e ajustado nas escolas onde foi anteriormente aplicado. Na situação em estudo, o questionário foi aplicado aos alunos do 12º ano do curso Cientifico Humanístico, de Ciências e Tecnologias, num total de 72 alunos. Demonstrou-se que estes alunos apresentam, globalmente, um nível Suficiente de Literacia Ambiental. O Conhecimento Informal apresenta desempenhos inferiores ao Conhecimento Escolástico, o que é reflexo do meio em que a escola se insere, dos modos de vida dos seus habitantes e da importância que estes atribuem à cultura e, particularmente, ao Ambiente. É ao nível das Atitudes pró-ambientais que o desempenho destes alunos apresenta melhores resultados, o que demonstra um bom nível de receptividade e envolvimento nas problemáticas ambientais.
- Literacia ambiental em alunos da Região da Serra da AboboreiraPublication . Almeida, Marília Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosA literacia ambiental relaciona-se com o ambiente, pelo conhecimento que o cidadão possuiu, com as atitudes que o indivíduo toma, e com os valores que o cidadão tem perante o meio que o rodeia. Quando o indivíduo demonstra literacia ambiental, está apto a compreender a importância que o ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade e a tomar as atitudes decorrentes dessa importância. Com o presente trabalho pretendeu-se avaliar a literacia ambiental dos alunos a frequentar o 10º ano do ensino secundário, que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas envolventes. A metodologia de inquérito foi aplicada por recurso ao questionário escrito. Este questionário permitiu avaliar o grau de proficiência em literacia ambiental com base na avaliação de duas componentes, atitudes e conhecimentos (conhecimento escolástico e conhecimento informal). A população estudada (460 alunos do 10º ano) abrangeu três estabelecimentos de ensino: Escola Secundária de Amarante, Escola Básica e Secundária Vale de Ovil e Escola Secundária do Marco de Canaveses. Apesar dos resultados serem semelhantes entre os indivíduos inquiridos que residem na Serra da Aboboreira e nas áreas urbanas e periurbanas, os alunos não serranos apresentaram valores ligeiramente superiores de conhecimento cognitivo e ligeiramente inferiores na componente atitudinal comparativamente aos serranos. Os estudantes inquiridos residentes na Serra da Aboboreira e residentes nas áreas urbanas e periurbanas apresentaram, globalmente, um nível suficiente de literacia ambiental, com uma componente cognitiva classificada como insuficiente e uma componente atitudinal com nível suficiente.
- A literacia ambiental em professores da Escola Secundária com 3º ciclo de GondomarPublication . Marques, Luísa Maria Barbosa; Azeiteiro, Ulisses; Santos, Paulo Talhadas dosA literacia ambiental (LA) relaciona-se com o meio ambiente, parte do conhecimento que o cidadão possuiu em relação ao ambiente, as atitudes que o indivíduo toma perante o meio e os valores que o cidadão têm em relação ao mesmo. Quando o indivíduo apresenta uma literacia ambiental, está apto a compreender os valores da sociedade em que vive e os valores ao seu redor. Portanto, está capaz de compreender a importância que o meio ambiente tem para a vivência pessoal e para a sociedade. O lugar privilegiado para o desenvolvimento de competências continua a ser a escola. Mas, um grande desafio se coloca à escola: como desenvolver a literacia ambiental dos seus alunos? Como contribuir para a divulgação e aplicação de práticas de ensino e de aprendizagem que sejam inovadoras e adequada às exigências de um programa que promova a literacia ambiental dos seus alunos? Neste trabalho foi avaliada a LA dos docentes da Escola Secundária com 3ºciclo de Gondomar. A LA foi caracterizada com base na avaliação das componentes atitudes e conhecimentos (escolástico e informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.
- A literacia ambiental nos professores do Agrupamento de Escolas Soares Basto (Oliveira de Azeméis)Publication . Esteves, Sandra Margarida Morais Lemos; Santos, Paulo Talhadas dos; Azeiteiro, UlissesA Educação é um meio fundamental para promover as mudanças comportamentais e provir todos os cidadãos de uma Literacia Ambiental (LA) que permita um Desenvolvimento Sustentável (DS). A escola, tendo um papel primordial na educação dos alunos, requer professores comprometidos e empenhados com as problemáticas do Ambiente. É pois fundamental monitorizar a sua LA pois são elementos fundamentais na promoção do sucesso educativo na escola e por tanto no desenvolvimento da literacia dos seus alunos, futuros cidadãos comprometidos com o Ambiente. O presente trabalho teve como objectivo caracterizar a LA dos docentes do Agrupamento de Escolas Soares Basto, com base na análise das componentes relativas às atitudes e aos conhecimentos (escolástico, informal). Os resultados obtidos constituem um primeiro registo e podem contribuir para avaliar da necessidade de implementação de ações no domínio do Ambiente no projeto educativo dos agrupamentos/escolas fomentando a realização de formação creditada para docentes dos vários grupos de ensino em temáticas Ambientais.