Browsing by Author "Santos, Maria Lucia Morgado dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da biblioteca escolar na motivação e promoção da leitura : implementação do projecto "Vamos dar vida aos livros!"Publication . Santos, Maria Lucia Morgado dos; Bastos, GlóriaEste estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolares, permitiu-nos um maior conhecimento e reflexão sobre a problemática da leitura, perspetivando o papel determinante da Biblioteca Escolar na motivação e na promoção da leitura. A revisão da literatura mostra-nos que a leitura desempenha um papel crucial na formação da criança/jovem e, consequentemente, no desenvolvimento do país. A bibliografia e a experiência também nos mostram que, apesar das melhorias ocorridas nos últimos anos, os índices de leitura nacionais ainda não são satisfatórios. Assim, urge modificar atitudes e práticas para que haja uma inversão desta realidade. A principal dificuldade e, simultaneamente, o grande desafio é conseguir que os alunos leiam com gosto e de forma sistemática, ao longo do seu percurso escolar e ao longo da vida. Para isso, implementámos o projeto “Vamos dar Vida aos LIVROS!”, que consistiu na realização de atividades diversificadas e sistemáticas em torno dos livros e da leitura ao longo do ano letivo de 2011/2012. O principal objetivo foi contribuir para o aumento dos índices de leitura, junto de uma comunidade específica (alunos do 3.º ano de escolaridade), mostrando que o papel da Biblioteca Escolar é determinante na criação do prazer da leitura e, consequentemente, na mudança de hábitos de leitura, sobretudo se houver cooperação entre os docentes, a família e a BE. Recorremos a uma metodologia de investigação-ação, de cariz comparativo, utilizando instrumentos mistos, que nos permitiram verificar várias mudanças: nas atitudes e nos hábitos face à leitura, sobretudo numa das turmas. Foi também observado um maior envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo, em especial da família, que reconheceram a importância deste projeto e admitiram as mudanças que este gerou, desejando dar-lhe continuidade. Foi um projeto que teve impacto na comunidade educativa, a qual reconheceu o papel da BE na motivação e promoção das competências leitoras nos alunos, o que lhes permitirá serem cidadãos mais autónomos, mais competentes, mais interventivos e mais preparados para os desafios que a sociedade da informação e do conhecimento exigem.