Browsing by Author "Santos, Maria Leonor Maltez Parreira Cortez dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A proximidade mediada : um estudo experimental em ambientes de aprendizagem onlinePublication . Santos, Maria Leonor Maltez Parreira Cortez dos; Mendes, António QuintasO ensino online tem vindo a mostrar, cada vez mais, as suas potencialidades e vantagens, nos vários ramos da aprendizagem, sobretudo relacionadas com a maior facilidade de acesso, sem os obstáculos do tempo e do lugar, principalmente quando assíncrono. Todavia, pela sua novidade e rapidez com que os media na área dos CMC se têm vindo a desenvolver, cada vez mais aperfeiçoados, ainda existe relativamente pouca investigação e estudo relacionado com as formas de comunicação utilizadas pelo professor/formador para conseguir atingir níveis altos de proximidade psicológica com e entre os alunos, de modo a superar a barreira do médium em vez da sala de aula presencial. Este estudo examina pistas de proximidade visuais e linguísticas, altas em contraste com baixas, utilizadas pelo professor/formador em contexto de aprendizagem via CMC, de modo a analisar as percepções dos respondentes sobre: a proximidade em geral, a presença social, o professor, o interesse pelos conteúdos programáticos e a motivação para frequentar o curso. A investigação contou com uma amostra de 60 respondentes, na maioria professores do ensino não superior, com idades que variam entre os 23 e 65 anos. O método experimental consistiu na manipulação de materiais visuais e linguísticos, em quatro versões do mesmo curso, criadas na plataforma online “Moodle”. Utilizámos, como instrumento de recolha de dados, um questionário por nós elaborado a partir de modelos teóricos e experimentais constantes na literatura da temática, de que salientamos os autores O´Sullivan, Gunawardena e McCroskey. Foi feita uma análise estatística e de conteúdo dos dados recolhidos, tomando como referência os conceitos temáticos subjacentes. Os resultados do estudo vieram contribuir para dar mais evidência, entre outros, ao facto de que a proximidade pode ser transmitida através de formas de comunicação mediada por computador em ambiente de aprendizagem.