Browsing by Author "Santos, Anabela Fernandes dos"
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- Impacto da escola na sociedade corvinaPublication . Santos, Anabela Fernandes dos; Henriques, SusanaEste estudo emerge da necessidade de analisar e compreender qual o impacto da escola na sociedade corvina. Neste contexto são estudados os processos de representação social da escola e das dinâmicas sociais que se estabelecem entre a escola e a comunidade. O presente estudo pretende encontrar algumas respostas sobre quem contribuiu para o impacto da escola na sociedade corvina, quais os aspectos que o influenciam, se esteve ou não dependente de características locais e regionais para o estabelecimento destas relações, quais as representações sociais da escola na comunidade corvina. Assim, foram exploradas as representações sociais da escola que possuem: os intervenientes educativos e as pessoas que fazem parte da comunidade; e das relações entre a escola e a comunidade. Para responder às hipóteses em estudo foram recolhidas informações através de 12 entrevistas realizadas a elementos pertencentes à escola e à comunidade e de notícias referentes à Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira. As entrevistas englobaram questões que facultaram informação sobre as representações sociais da escola e das dinâmicas que se estabelecem entre a escola e a comunidade. Os resultados obtidos a partir das entrevistas e das notícias foram analisados através do método qualitativo de análise de conteúdo. Adoptámos uma metodologia de investigação centrada num estudo de caso, de natureza essencialmente qualitativa de modo a estudarmos em profundidade as relações e percepções que se estabelecem entre a escola e a comunidade. Os resultados revelaram que o impacto da escola na sociedade corvina assumiu, uma importância significativa. A análise dos dados obtidos indicou existir uma imagem bastante satisfatória da escola ao nível da comunidade. Assim conclui-se que a sociedade considera fundamental a escola para a formação dos alunos e para a aprendizagem ao longo da vida ao muni-los com as bases essenciais para a sua vida futura. Os resultados também demonstram a actual insatisfação por não se verificar alargamento do ensino secundário regular.