Browsing by Author "Santos, Ana Cristina Filipe"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias competitivas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílioPublication . Santos, Ana Cristina Filipe; Bernardo, Maria do Rosário MatosA entrega de medicamentos e de produtos de saúde e bem-estar, através de pedidos realizados no sítio electrónico das farmácias de oficina (legalmente criado) passou a ser possível desde 2007. A farmácia para transformar uma conectividade na Internet em vantagem competitiva, precisa de mais do que um sítio electrónico. Necessita de uma estratégia de criação de valor que não seja implementada simultaneamente por outra empresa concorrente, actual ou potencial, permitindo à farmácia transformar o recurso tecnológico em vantagem competitiva. Essa vantagem pode mesmo tornar-se sustentada se as empresas concorrentes não conseguirem duplicar os benefícios dessa estratégia. Explorar esta nova tecnologia com vantagens competitivas, implica, ainda, ter uma estratégia de negócio que inclua as oportunidades estratégicas proporcionadas pela Internet entre as quais se destacam as operações, o marketing, a liderança em serviços e a coopetição. Este estudo tem como objectivo compreender, analisar e identificar a criação de vantagens competitivas ao nível destas quatro oportunidades estratégicas nos sítios electrónicos das farmácias de oficina com dispensa ao domicílio, através de um estudo exploratório transversal. Os dados, recolhidos através de um questionário electrónico enviado a todas as farmácias com sítio electrónico com dispensa ao domicílio, foram submetidos a uma análise quantitativa e qualitativa. Pela análise dos dados recolhidos das 26 farmácias que participaram no estudo, concluiu-se que os sítios electrónicos não obtêm vantagens competitivas pelas operações, marketing, liderança em serviços e coopetição. As farmácias competem na Internet tanto pela liderança em custos como pela diferenciação (estratégias híbridas) e algumas não têm mesmo uma opinião formada sobre estratégias competitivas genéricas para os seus sítios electrónicos. Assim é possível, que a formulação estratégica não seja uma prática na gestão dos sítios electrónicos das farmácias.