Browsing by Author "Sampaio, Carlos Manuel Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Incentivos, motivação e desempenho profissional : estudo de caso Burger King PortugalPublication . Sampaio, Carlos Manuel Ferreira; Silva, Victor Paulo Gomes daA procura da excelência no desempenho dos indivíduos nas organizações apresenta-se como vital na procura de vantagem competitiva no atual panorama económico. Nesta perspetiva, revela-se prioritário o estudo do indivíduo como parte integrante do sistema organizacional. O conhecimento é gerado, processado e comunicado a grande velocidade. De forma a enfrentar os desafios atuais e futuros, as organizações deverão centrar mais as suas preocupações no indivíduo, criando estímulos que o motivem. A motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado através do exercício de tarefas e atividades que oferecem desafio bastante e significado para o exercício profissional. O fator motivação releva como uma importante variável, contribuindo não só para o desenvolvimento do indivíduo mas também para o sucesso da organização. A complexidade do trabalho nas organizações, a múltipla e variada procura de novos ambientes de produção e a crescente competitividade no mundo dos negócios, têm como corolário a premente necessidade de valorizar os seus colaboradores, bem como a criação de condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho. A opinião dos colaboradores e a auscultação acerca da sua satisfação são fatores indutores e decisivos no que concerne ao desenvolvimento e performance de qualquer organização. Programas de incentivos são amplamente aplicados nas organizações para conseguir dos seus membros um melhor desempenho. O colaborador através de um desempenho profissional mais responsável irá contribuir não só para a satisfação das suas necessidades mas também para o sucesso da empresa. O presente trabalho é conducente a investigar a motivação como um estado que desencadeia um determinado comportamento e, por conseguinte, indutora em termos de desempenho e produtividade, suportado no estudo de caso da Burger King Portugal.