Browsing by Author "Salgado, Bernardo d'Orey"
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- A biblioteca escolar enquanto polo dinamizador do trabalho colaborativo e do cruzamento de saberes: reflexão crítica de uma práticaPublication . Salgado, Bernardo d'Orey; Vasconcelos, Ana IsabelO trabalho colaborativo e o cruzamento de saberes apresentam-se como elementos prementes à necessária renovação das práticas pedagógicas atuais e sua adequação aos desafios da sociedade de informação e de um mundo cada vez mais global. Esta renovação surge reforçada pelas mais recentes medidas legislativas de flexibilização curricular e de definição do perfil dos alunos do século XXI. Infelizmente as transformações educativas têm encontrado recorrentemente uma generalizada resistência à mudança, o que resulta em aulas estandardizadas e num saber redutor centrado nos conhecimentos do professor e nos conteúdos dos manuais escolares. As bibliotecas escolares desempenham, neste contexto, um papel fulcral, podendo e devendo ser um elemento central para a revitalização dos panoramas educativos. A colaboração entre o professor bibliotecário e os diferentes professores curriculares pode ser um fator importante para se romper com os paradigmas vigentes e unir esforços no desenvolvimento de dinâmicas mais estimulantes. Os contributos que a equipa de uma biblioteca escolar e um professor bibliotecário podem ter na dinamização da BE e do currículo, num caminho de crescente colaboração e de cruzamento de saberes é, portanto, o tema principal deste estudo. Numa primeira parte são abordadas diferentes perspetivas nacionais e internacionais sobre as temáticas em estudo. Na segunda parte é descrito um plano de intervenção específico de dinamização de uma biblioteca escolar. A terceira parte é dedicada à analise de entrevistas a alguns dos intervenientes no processo de dinamização da BE em estudo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso numa perspetiva qualitativa de investigação de cariz autorreflexivo, centrada na análise de conteúdo das entrevistas realizadas. No final deste trabalho identificam-se pontos fortes e fracos do trabalho desenvolvido, os elementos que neste caso foram potenciadores e constrangedores dos objetivos traçados, bem como as limitações inerentes, e conclui-se, sublinhando a importância de um plano de dinamização focado em necessidades identificadas e na promoção do trabalho colaborativo e de cruzamento de saberes.