Browsing by Author "Ruivo, Isabel Maria dos Anjos Farinha"
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- Sentido(s) da experiência no ofício de professor : um estudo exploratórioPublication . Ruivo, Isabel Maria dos Anjos Farinha; Miranda, BrancaEnquadrada teoricamente pelo estudo do conhecimento profissional docente, do desenvolvimento profissional docente e da profissionalização da profissão de professor, a presente investigação pretende detetar elementos explicativos de como é que a experiência da prática profissional contribui para a profissionalidade docente. Epistemologicamente situada no paradigma qualitativo, esta investigação assume-se como um estudo de caso, sendo o caso a geração de professores que iniciaram a sua carreira profissional entre os anos 80 e 90 do século XX e atingiram a fase da meiacarreira no século XXI, no contexto da mudança societal e educativa; foi utilizado o método do inquérito por entrevista e recorreu-se a uma amostragem não probabilística. Os resultados deste estudo identificam transformações operadas na prática docente que apontam a relação entre a experiência da prática profissional e o desenvolvimento da expertise do professor; os dados analisados revelam a importância da reflexividade e da valorização da aprendizagem permanente para o desenvolvimento profissional e indiciam ainda uma orientação crescente deste desenvolvimento no sentido da assunção consciente da dimensão ética do ato de ensinar. A análise das atribuições causais das transformações operadas no processo de desenvolvimento profissional permite estabelecer fortes relações entre a pessoa e o profissional, assim como identificar fatores favoráveis à prevenção da sedimentação de rotinas. Os resultados obtidos revelam também indícios da transformação da identidade profissional docente, pelo desenvolvimento da capacidade de mudança dos professores e pela alteração das relações profissionais e do contexto organizacional. No âmbito da Supervisão Pedagógica, o presente estudo permite ainda sublinhar a importância do conhecimento dos factores de enquadramento dos professores e destacar a importância do empowerment dos professores para o processo do seu desenvolvimento profissional.
