Browsing by Author "Rodrigues, Pedro Jorge"
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- A personagem D. Pedro na narrativa portuguesa do dealbar do século XXI: Inês de Portugal, de João Aguiar: A trança de Inês, de Rosa Lobato Faria: A Rainha morta e o Rei Saudade, de António Cândido FrancoPublication . Rodrigues, Pedro Jorge; Vasconcelos, Ana IsabelResumo - O presente trabalho incide simultaneamente sobre a figura histórica do rei D. Pedro I e sobre o seu reflexo enquanto personagem literária. Num primeiro momento, tentamos reconstruir uma imagem deste monarca, necessariamente parcelar, focando a sua dupla faceta histórica e mítica. Fazemo-lo a partir dos documentos oficiais do seu reinado e da escrita historiográfica dos séculos seguintes. Analisamos ainda o modo como a literatura se apropriou dos dados históricos, acrescentando-lhes uma dimensão mítica. Numa segunda fase, após a necessária definição do corpus narrativo no qual incide o nosso estudo (Inês de Portugal, de João Aguiar; A Trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria; A Rainha Morta e o Rei Saudade, de António Cândido Franco), reflectimos brevemente sobre os autores e o modo como abordam o mito inesiano, bem como sobre as características gerais dos três romances escolhidos e a respectiva apropriação das fontes históricas. Procedemos ainda a uma breve abordagem dos conceitos de romance histórico e de pós-modernismo, particularmente no que diz respeito à situação desse subgénero narrativo e à difusão das mencionadas tendências literárias em Portugal, nas décadas finais do século XX. Centrando-nos definitivamente na personagem D. Pedro, efectuamos a necessária identificação das diversas teorias relativas a classificação, caracterização e construção da personagem narrativa, elementos essenciais para o subsequente estudo prático. Para tal, analisamos comparativamente os três romances sob diversos ângulos, sempre com o objectivo de estabelecer relações de semelhança ou oposição entre as entidades literárias construídas pelos três autores. Assim, para além de algumas tipologias classificativas inerentes à personagem narrativa (e, especialmente, de cariz histórico), são sucessivamente abordadas diferentes áreas que consideramos relevantes, como a descrição física, o discurso privilegiado, a actuação da personagem, as suas relações com os outros, as ligações que estabelece a nível metafísico ou com construções hipodiegéticas, a interacção com os espaços e com os tempos narrativos e, finalmente, a própria concepção da entidade narradora. Apontamos, enfim, as conclusões possíveis, tanto no que se refere aos traços comuns aos romances sob análise, como em relação aos aspectos que indicam diferenças significativas nas distintas concepções da personagem central que decidimos estudar