Browsing by Author "Rodrigues, Paulo Renato dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Os aprendizes do fingir" : estudo fenomenológico com incidência nos sujeitos da aprendizagemPublication . Rodrigues, Paulo Renato dos Santos; Martins, AmílcarO Nosso trabalho incidiu sobre o projeto “Os Aprendizes Do Fingir”, por considerarmos uma atividade importante no âmbito do teatro escolar no concelho de Vila Franca de Xira, ininterrupta, contribuindo para a formação de centenas de jovens, ao longo dos seus 19 anos de existência. Esta atividade é organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e Conta com a participação ativa dos Núcleos de Teatro das Escolas EB 2, 3 Ciclo e Secundárias do Concelho de Vila Franca de Xira. Quisemos com esta investigação saber se os jovens, depois de contactarem com as expressões artísticas, nomeadamente o teatro, melhoram a sua autoestima, as suas relações interpessoais e saber sobretudo se esta experiência lhes proporcionou uma nova forma de olhar o mundo e os outros. Quanto às metodologias adotámos na nossa investigação os métodos quantitativos e os métodos qualitativos, fazendo uma pesquisa mista, onde realizámos um estudo fenomenológico com incidência nos sujeitos da pesquisa. Como instrumentos da pesquisa utilizámos inquéritos por questionário com perguntas fechadas e perguntas abertas, entrevistas com perguntas abertas e observação da atividade. Fizemos uma triangulação de dados com o objetivo de obter um estudo fiável. Pretendemos nesta investigação responder à questão central da pesquisa, saber qual o significado atribuído pelos jovens às vivências assimiladas na passagem pelos Núcleos de Teatro? Da análise dos resultados, concluímos ser o teatro de extrema importância para a vida dos jovens, mostrando estes, grande motivação e uma forte inclinação para a representação. A participação nos Núcleos de Teatro, permitiu que os jovens tivessem uma melhoria a nível escolar, sobretudo na disciplina de Português. A frequência do teatro levou-os a observar o mundo e os outros de outra forma e a desenvolver e aprofundar as suas relações interpessoais e intrapessoais.