Browsing by Author "Rodrigues, Maria Filomena"
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- A ficção de Orlando da Costa: um contributo para o conhecimento da obraPublication . Rodrigues, Maria Filomena; Pais, Carlos CastilhoPara o nosso trabalho escolhemos, entre a obra literária de Orlando da Costa, os romances O Signo da Ira (1961) e O Último Olhar de Manú Miranda (2000) como objetos principais deste estudo. Ao encontro do interesse pela literatura e cultura indo-portuguesa e goesa que se tem vindo a desenvolver nas últimas décadas, nomeadamente no Brasil, França e India, o nosso estudo pretende dar a conhecer alguns aspetos da obra literária deste escritor quanto ao estilo e às temáticas do colonialismo português durante o período de ditadura em Portugal. Para o efeito, pretendemos com este trabalho justificar porque Orlando da Costa deve constar entre os autores da Lusofonia e da literatura goesa, não só pelas características da sua literatura em geral, mas também pelo valor literário das suas obras. Aliás, o primeiro dos seus romances, O Signo da Ira, foi merecedor de um prémio no ano seguinte à sua publicação, em mil novecentos e sessenta e um. Esse primeiro livro é uma referência fundamental para o estudo da obra do autor, pois insere o nome do escritor no quadro de uma literatura goesa durante o período colonial do século vinte. Contar a história real das fragilidades da sociedade goesa, seja entre os autóctones, ou alargada aos colonizadores, foi um investimento do autor em prol de uma literatura cuja temática diz respeito a goeses e a portugueses. Ainda que não sendo vasta a sua obra literária, os seus livros de temática goesa são fundamentais para compreensão da História da Literatura da Lusofonia. O que se apresenta a seguir pretende modestamente contribuir para o conhecimento da literatura do período da época colonial portuguesa.
- A literatura de Orlando Costa : reflexões sobre uma trilogia em tempo de colonialismoPublication . Rodrigues, Maria FilomenaA obra literária de Orlando da Costa é actualmente uma das poucas, em língua portuguesa, a nos conduzir pelos conflitos sociais e humanos da sociedade goesa durante o salazarismo. Os críticos literários consideram a sua forma de escrever envolvente e delatora, qualidades sublimes numa obra de intensa manifestação de valores ideológicos e humanos. Realçar essas qualidades literárias e identificar outras foi um dos nossos objectivos. O Signo da Ira, O Ultimo Olhar de Manú Miranda e Sem Flores Nem Coroas, aprofundam e exploram as memórias da história colonial portuguesa na Índia. A presente dissertação pretende demonstrar a importância histórico-social desta tríade de ficção sobre Goa que o escritor nos deixou.