Browsing by Author "Rodrigues, Guilherme da Silva"
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- O papel do director de turma na autonomia : estudo de caso numa escola secundáriaPublication . Rodrigues, Guilherme da Silva; Henriques, SusanaEsta dissertação é o resultado de uma investigação, estudo de caso, numa perspetiva sociológica e organizacional, realizada na escola por nós denominada de Escola Secundária “Gama” e focalizada na problemática do papel do diretor de turma numa escola secundária com contrato de autonomia em vigor. O estudo foi estruturado em torno de um enquadramento teórico que ajudou a identificar e a conhecer o papel do diretor de turma e a sua representação no seio da comunidade educativa, tendo em consideração a assinatura de um contrato, definido pelo quadro legal em vigor. Foram desenvolvidos três pontos fundamentais, conforme pesquisa bibliográfica. No primeiro, a análise teórica remeteu-nos para a ideia de escola enquanto organização, suas teorias e conceitos e imagens organizacionais; no segundo, a análise teórica recaíu sobre o papel e representação dos diretores de turma na organização e no sistema educativo, visto por eles próprios e pela nossa análise e observação dos diferentes instrumentos de investigação; e no terceiro, a análise teórica e empírica recaíu sobre a relevância do cargo e do “perfil”, que se mantém subentendido mas que a Lei não definiu, e que é necessário fazer emergir – o que a praxis quotidiana já confirmou. A nossa orientação metodológica radica numa abordagem mista qualitativointerpretativa e quantitativa e na teoria crítica, com relevo para entrevistas aos coordenadores de diretores de turma e diretor de escola e um questionário aos diretores de turma. A investigação decorreu no ano letivo 2010/2011. O estudo revela a ação organizacional e as racionalidades que a justificam, podendo extrair as seguintes conclusões: - O diretor de turma tem um perfil percebido, “oculto”, que é preciso fazer “emergir”; - O diretor de turma necessita de adquirir formação específica para desenvolver competências na área de gestão e desenvolvimento interpessoal; - As competências exercidas pelo diretor de turma extravasam nalguns pontos as competências legalmente atribuídas; - O contrato de autonomia trouxe novas competências e responsabilidades à direção de turma e às lideranças intermédias.
