Browsing by Author "Rodrigues, Dora Isabel Roberto"
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- Um olhar de sofrimento: comportamentos e atitudes de crianças vítimas de maus-tratos residentes num centro de acolhimento: cinco estudos de casoPublication . Rodrigues, Dora Isabel Roberto; Miranda, JoanaResumo - Cada vez mais nos apercebemos que, tanto em Portugal como no Mundo, as crianças não estão a ser tratadas com a consideração e o respeito fundamental que merecem. Diariamente, os meios de comunicação social falam da existência de crianças que foram abusadas e/ou maltratadas pelos seus próprios pais ou outros familiares próximos. Todos os dias chegam às pediatrias dos hospitais crianças com lesões corporais. Este facto motivou a escolha do tema do presente estudo: Um Olhar de Sofrimento: Comportamentos e Atitudes de Crianças Vítimas de Maus-Tratos, residentes num Centro de Acolhimento – cinco estudos de caso. Com este trabalho, pretende-se, não só relatar o universo destas crianças abusadas, como também observar o seu dia-a-dia e compreender os comportamentos e as atitudes que essas mesmas crianças adoptam após os abusos sofridos. Num estudo desta natureza, torna-se também importante realçar o facto de que a legislação portuguesa não protege suficientemente as crianças de castigos corporais ou de tratamentos humilhantes. A observação dos cinco casos estudados foi realizada no Centro de Emergência Social de Alverca (CES), que pertence à Fundação Centro de Bem-Estar Infantil dessa mesma localidade (CEBI). A escolha recaiu sobre esta instituição porque ela se destina a acolher crianças dos dois sexos, até aos 12 anos de idade, que se encontram em situação de risco. Desde que entrou em funcionamento, já passaram por esta instituição, mais de 140 crianças, todas vítimas de maus-tratos, de negligência parental, de abandono ou de abuso sexual. Através de uma intervenção multidisciplinar, o CES pretende criar as condições que proporcionem a reabilitação e a recuperação das crianças que ali dão entrada, designadamente nos domínios clínico, psicológico, social e educativo. O CES é um espaço que tenta reproduzir um ambiente familiar, privilegiando espaços acolhedores, onde as crianças sintam que os adultos as respeitam, não só a elas, como também ao seu sofrimento, aos seus silêncios e ao tempo que necessitam para, com amor e carinho, voltarem a sorrir de novo